Saiba como a vitamina D está envolvida no ganho de massa muscular
O ganho de músculos não depende apenas da quantidade de proteína e de exercícios. A vitamina D é chave para construir a massa muscular
atualizado
Compartilhar notícia
Para ganhar músculos, não basta ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico: também é fundamental manter níveis adequados de vitamina D.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), publicado em 2022 na Calcified Tissue International, mostrou que manter níveis adequados de vitamina D reduz o risco de dinapenia (perda muscular relacionada à idade) em idosos em 78%.
“As pessoas precisam saber que correm o risco de perder força muscular se não ingerirem vitamina D suficiente. É importante se expor ao sol, comer alimentos ricos no nutriente ou tomar suplemento e fazer exercícios de resistência”, afirma o artigo.
Vitamina D na musculação
A vitamina D é conhecida por ajudar na reparação óssea, além de fazer parte do ciclo que libera cálcio para uma contração muscular adequada. Ao contribuir com o funcionamento dos ossos, ela indiretamente ajuda na saúde dos músculos, já que os tecidos estão conectados bioquimicamente.
Além disso, a substância tem um papel fundamental para o sistema imunológico, ajuda a manter a saúde óssea e ainda pode influenciar o bem-estar emocional.
“Variáveis como genética, demografia e estilo de vida influenciam a produção de vitamina D. Mas hábitos de reclusão e de não estar ao sol podem prejudicar a saúde ao desequilibrar estes níveis”, esclarece a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, da Escola Paulista de Medicina.
Como adquirir a vitamina D
Quando a pele é exposta à luz solar, ocorre a ativação da produção de vitamina D. No entanto, diversos fatores podem influenciar a capacidade do organismo de produzi-la dessa forma, como a localização geográfica, a estação do ano, a cor da pele e o uso de protetor solar.
É importante ressaltar que a exposição solar para esse fim é recomendada geralmente entre 10 horas da manhã e 2 horas da tarde, em um intervalo de 15 a 20 minutos diariamente.
O profissional de saúde poderá solicitar exames para avaliar os níveis de vitamina D no sangue e recomendar a dose adequada de suplementação, caso seja necessário. Além disso, é fundamental manter uma dieta equilibrada, incluindo alimentos ricos neste nutriente no cardápio.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!