Visita de Papai Noel com Covid-19 provoca morte de 27 idosos na Bélgica
Até o último domingo (27/12), 18 idosos haviam falecido pela infecção. Cerca de 85 moradores da casa de repouso testaram positivo
atualizado
Compartilhar notícia
A visita de um Papai Noel infectado pelo novo coronavírus a moradores de uma casa de repouso localizada no município de Mol, na Bélgica, causou um verdadeiro desastre. Os casos de idosos infectados por Covid-19 começaram a surgir após a aparição do Sinterklass (como o Papai Noel é conhecido na Bélgica), no dia 5 de dezembro. Até o dia 27/12, 18 idosos haviam morrido em decorrência da infecção. Neste sábado (2/1), representantes do asilo informaram que o número de residentes mortos saltou para 27.
Após o evento, 85 residentes do asilo testaram positivo para coronavírus. Em um comunicado, porta-vozes da instituição informaram que o homem que se vestiu de Papai Noel não sabia que estava doente antes do evento e que ele teria cumprido todas as normas de segurança, como uso de máscara e distanciamento dos idosos.
Fotos obtidas pelo jornal The Sun, contudo, mostram o homem bem próximo dos moradores da casa de repouso. Diversos idosos não usavam máscara. Autoridades de Mol afirmaram ainda que o Papai Noel “visitou várias áreas comuns, como a sala de estar”.
A direção de Hemelrijck afirmou que o número de infecções diagnosticadas entre residentes se estabilizou em 85. Dos 130 funcionários, 40 testaram positivo. “Mais e mais residentes infectados e com sintomas da doença estão melhorando”, informaram os representantes do asilo.
Em entrevistas, Wim Caeyers, prefeito de Mol, lamentou o episódio. “A visita foi feita com a melhor intenção, mas deu errado. Foi um dia terrível para o asilo”. Jannes Verheyen, da integrante da administração da casa de repouso, afirmou que “a equipe está muito chocada com o que aconteceu, mas isso também nos deixa muito motivados para conter o vírus novamente.” Agora, os residentes do asilo estão em isolamento total.