Vírus chinês pode ser transmitido pela saliva e mortes chegam a 6
Autoridades chinesas afirmam que pneumonia de Wuhan pode ser passada pelo contato entre humanos
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Nacional de Saúde da China comunicou, nesta segunda-feira (20/01/2020), que o novo coronavírus que atinge o país é transmitido pelo contato entre humanos. Provavelmente, o vírus viaja na saliva e sai do corpo pela tosse. Seis pessoas já morreram e 325 estão infectadas.
Segundo Jeremy Farrar, um especialista em doenças infecciosas e epidêmicas, o coronavírus provavelmente se desenvolveu em animais por anos até se adaptar para infectar humanos. O vírus é semelhante ao Sars, HIV e Ebola.
Roedores e ratos são mortos e vendidos em mercados abertos na cidade de Wuhan, que é considerada o centro da epidemia. Pessoas que encostaram em fluídos dos animais infectados podem ter adquirido o vírus, que agora se espalha rapidamente pelo país asiático e alguns vizinhos.
Para controlar a difusão do vírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende preparar hospitais no mundo inteiro para lidar com a doença, o governo chinês tem tomado providências nos aeroportos do país e a Coreia do Norte fechou suas fronteiras para turistas.
A preocupação é que o vírus possa se espalhar por conta do feriado do Ano-Novo chinês, quando boa parte da população aproveita os dias de folga para viajar.