Estudo sugere que consumir vinagre pode melhorar sintomas de depressão
A ingestão diária de vinagre melhorou sintomas de depressão e aumentou os níveis de vitamina B3 de voluntários com sobrepeso
atualizado
Compartilhar notícia
Tomar 4 colheres de sopa de vinagre diariamente foi associado a uma diminuição dos sintomas de depressão entre pessoas com sobrepeso, de acordo com nutricionistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
Publicada na revista científica Nutrients em julho, a pesquisa mostrou vantagens para os voluntários que acrescentaram vinagre no cardápio durante quatro semanas.
Os participantes não tinham diagnósticos de depressão, mas sofriam com sintomas associados à condição, como confusão mental, desânimo, fadiga, estresse e episódios de ira.
A pesquisa foi feita com 28 adultos acima do peso (com IMC entre 25 e 40 kg/m²). Metade deles tomou duas colheres de vinagre de vinho tinto duas vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições. O outro grupo tomou pílulas com quantidades homeopáticas de vinagre que funcionaram como placebo.
O grupo que tomou vinagre relatou menos sintomas depressivos, com uma queda média de 42% em relação ao estágio emocional inicial. Nos voluntários que tomaram placebo, a queda foi de 18%.
Melhora do metabolismo pode ser explicação
O impacto observado parece ter relação com o metabolismo da vitamina B3 no organismo, que foi otimizado com o uso diário do vinagre.
A vitamina B3 ajuda a transformar as reservas de gordura em energia, aumentando a vitalidade. Nos participantes que tomaram as 4 colheres diárias de vinagre, a melhora nos índices da vitamina B3 foi de 86%.
Os pesquisadores esclarecem que não convém trocar o uso de antidepressivos por vinagre, pois a amostra pesquisada é pequena e os voluntários não tinham diagnóstico de depressão.
Além disso, a ingestão frequente de vinagre pode trazer danos ao sistema digestivo e causar prejuízos diversos à saúde.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!