Estudo prova que vinagre de maçã emagrece. Veja quantidade sugerida
Pesquisa publicada na BMJ Nutrition, Prevention & Health trouxe evidências de que o vinagre de maçã realmente funciona para o emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
O vinagre de maçã, que é usado por muitas pessoas como “truque” para induzir a perda de peso, agora ganhou evidências científicas sobre esse poder.
Um estudo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health, nessa terça-feira (12/3), mostrou que uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia auxiliou no emagrecimento de jovens com sobrepeso ou obesidade.
Os participantes foram separados em quatro grupos que recebiam doses diárias de um preparado de vinagre de maçã com 250 ml de água. As bebidas tinham 5 ml, 10 ml, 15 ml de vinagre de maçã ou um placebo.
Após cumprirem o ritual de beber o preparado todos os dias durante três meses, o grupo que tomou 15 ml – quantidade equivalente a uma colher de sopa – apresentou os melhores resultados em relação aos demais.
Para as pessoas que consumiram 15 ml de vinagre de maçã, o peso médio passou de 77 kg para pouco mais de 70 kg. No grupo de 10 ml, o peso foi de 79 kg para 72 kg. E no de 5ml, de 79 para 74 kg. Os que receberam o placebo tiveram uma queda média de apenas 0,3 kg após as 12 semanas.
Os exames de sangue mostraram que os participantes que beberam vinagre de maçã também melhoraram as taxas de açúcar e colesterol.
Os voluntários da pesquisa não foram orientados a alterar suas dietas tradicionais ou cumprir uma jornada de déficit calórico.
Como o vinagre de maçã emagrece?
Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, do Instituto Mare, o vinagre de maçã ajuda a controlar os picos de insulina no organismo. “O vinagre de maça não é uma substância milagrosa, mas pode funcionar como um potencializador para a perda de peso”, pondera.
Ela alerta, entretanto, que a vinagre de maçã aumenta a acidez do estômago e, por isso, deve ser evitado por pessoas que têm gastrite e úlceras.
A nutricionista Maria Olivia Araújo, da Leve Clinic, aconselha indivíduos com refluxo, azia, gastrite e queimação a evitarem o consumo de vinagre de maçã.
Para evitar prejuízos à saúde gástrica, as especialistas recomendam que a ingestão de vinagre de maçã seja feita pouco antes ou em conjunto com as refeições.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!