Vinagre de maçã emagrece? Confira os principais benefícios
Utilizado amplamente em saladas e receitas, o vinagre de maçã tem ganhado atenção pelo potencial no auxílio à perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os alimentos que ganharam uma boa reputação por beneficiar a saúde está o vinagre de maçã, uma solução aquosa produzida por meio do processo de fermentação do suco de maçã.
Um estudo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health revelou que a ingestão de uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia ajudou na redução de peso de jovens com sobrepeso ou obesidade.
Os participantes do estudo foram divididos em quatro grupos que consumiam diferentes quantidades de vinagre de maçã diluído em 250 ml de água: 5 ml, 10 ml, 15 ml ou um placebo.
Após três meses de consumo diário, o grupo que ingeriu 15 ml, o equivalente a uma colher de sopa, apresentou os melhores resultados. Esse grupo reduziu o peso médio de 77 kg para pouco mais de 70 kg.
Os participantes que consumiram 10 ml viram o peso cair de 79 kg para 72 kg, enquanto o grupo de 5 ml registrou uma diminuição de 79 kg para 74 kg. O grupo que recebeu o placebo teve uma perda média de apenas 0,3 kg.
Segundo a nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, o vinagre de maçã também possui potencial no controle do colesterol e dos triglicerídeos.
“Alguns benefícios do vinagre de maçã já estão comprovados pela ciência, o consumo diário melhora a resistência à insulina, reduz os níveis de colesterol e de triglicerídeos”, explicou Talyta em entrevista anterior ao Metrópoles.
A profissional ressalta, no entanto, que o vinagre de maçã é um complemento à dieta, não uma solução milagrosa. “É um alimento que precisa ser utilizado de forma equilibrada. A maioria dos estudos usa uma quantidade equivalente a 15 ml por dia, que equivale a uma colher de sopa. O alimento, qualquer um, precisa estar em uma rotina voltada para a promoção da saúde”, afirmou.
Apesar dos benefícios, é preciso ter cuidado ao escolher o produto. Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Carla Cunha, fundadora da Clínica Sallva – Nutrição & Saúde Mental, em Brasília, alertou que não é qualquer tipo de vinagre que é seguro para consumir.
“Priorize o de maçã orgânico em recipiente de vidro, pois ao receber calor, a garrafa de plástico pode liberar compostos químicos, como o bisfenol A, que são nocivos para o organismo”, disse.
Confira 3 benefícios proporcionados pelo consumo do vinagre de maçã:
1 – Equilibra a microbiota
O vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas que contribuem para o reequilíbrio da microbiota intestinal. O desequilíbrio dessa microbiota, conhecido como disbiose, pode provocar sintomas como mau hálito, constipação, diarreia e dores estomacais.
2 – Melhora a digestão
A presença de pectina no vinagre de maçã funciona como um prebiótico natural. A pectina é uma fibra solúvel que facilita a formação do bolo alimentar, promovendo um melhor trânsito intestinal e melhorando a digestão.
3 – Ajuda a emagrecer
Por ser rico em ácido acético, ele controla os níveis de glicose e insulina no sangue, prolongando a saciedade e inibindo a fome.
Como utilizar
O vinagre de maçã pode ser usado diretamente em saladas ou diluído em água. Para obter os benefícios, a quantidade ideal de vinagre de maça corresponde a duas colheres de sopa por dia. Caso opte por beber o vinagre de maçã, a indicação é usar um canudinho, pois, mesmo diluído, ele pode danificar o esmalte dental.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!