metropoles.com

Vídeo: homem “reverte” Parkinson após receber mini-implante cerebral

Dispositivo implantado no cérebro de inglês foi capaz de reverter a distonia, contração muscular involuntária que caracteriza a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
North Bristol NHS Trust/Reprodução
implante parkinson
1 de 1 implante parkinson - Foto: North Bristol NHS Trust/Reprodução

Em um vídeo de menos de um minuto, é possível ver o progresso espantoso do paciente Tony Howells que, em novembro de 2020, foi o primeiro voluntário de estudo criado para testar um novo aparelho de estimulação cerebral profunda (DBS) contra o Parkinson. O aparelho implantado no cérebro do inglês foi capaz de reverter a distonia, contração muscular involuntária que causa os tremores e a ridigez de movimento característicos da doença neurodegenerativa.

“Dizer que estou feliz por ter o DBS é um eufemismo, essa é uma ótima maneira de devolver a vida a alguém”, afirmou Howells, em um comunicado distribuído pelo Hospital Southmead, de Bristol, que realiza o estudo no Reino Unido.

A técnica, que usa suaves estímulos elétricos em zonas profundas do cérebro, já é antiga e está aprovada em vários países do mundo, inclusive no Brasil. A vantagem do aparelho instalado em Howells é seu tamanho – ele têm um terço das dimensões dos aparelhos convencionais. Isso permite que o paciente tenha mais conforto no dia a dia e que a cirurgia para colocação dentro do cérebro seja mais fácil.

Os impulsos elétricos tentam fornecer estímulos similares aos da dopamina – um neurotransmissor relacionado a várias funções importantes do corpo, entre eles o controle dos movimentos.

Veja imagens disponibilizadas pelo Hospital Southmead, que realiza o estudo:

Doença afeta 1% dos idosos

Entre as poucas certezas sobre o Parkinson estão as de que ele se relaciona com o envelhecimento e com a queda de dopamina no corpo. Não há, no entanto, explicações sobre as causas da doença e, por isso, ainda é impossível prevenir sua ocorrência ou curá-la.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a doença afete 1% da população mundial acima dos 65 anos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?