metropoles.com

Vídeo: experimento chocante sugere como pulmões ficam após 10 cigarros

Jovem paquistanês simulou, de maneira simples, como o organismo de fumantes é prejudicado com o tabagismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Youtube/Reprodução
Experimento com cigarro
1 de 1 Experimento com cigarro - Foto: Youtube/Reprodução

O tabagismo e a exposição ao tabaco, mesmo que passiva, são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, um dos mais prevalentes no mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Um estudante do Paquistão fez um experimento simples, em pequena escala, para simular o impacto que fumar dez cigarros pode causar aos pulmões. O resultado é chocante.

Muhammad Ahmad, 26 anos, encheu uma garrafa com água e colocou um pedaço de algodão limpo no topo para atuar como uma barreira com o meio externo. Os cigarros são colocados um a um no buraco feito na tampa do recipiente.

Em pouco tempo a garrafa se enche de fumaça, empurrando a água para fora através de um cano. Ao final, o algodão está completamente sujo e encharcado, sugerindo os danos que o cigarro pode causar ao organismo.

“A simplicidade do algodão branco mostra visualmente o que está acontecendo em seus pulmões e com o que seu corpo tem que lidar. Fiquei chocado com o resultado. Isso é o que pode estar acontecendo em seus pulmões”, disse Ahmad ao jornal The Sun.

“Os pulmões são autolimpantes e cuidam da poeira e detritos da respiração normal no ambiente. Eles não deveriam ser sobrecarregados de hora em hora pela fumaça. Há apenas uma coisa que deveria estar entrando em seus pulmões, e isso é o ar”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?