metropoles.com

Vício em café leva homem a descobrir câncer de garganta

Morador da Inglaterra, Michael era movido a café para aguentar os turnos de trabalho como maquinista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leeds Hospital Charity
Fotografia colorida de Michael, viciado em café - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Michael, viciado em café - Metrópoles - Foto: Leeds Hospital Charity

Um homem de 58 anos, morador da cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, vivia à base de café para aguentar seus turnos de trabalho como maquinista.

No entanto, em julho de 2021, Michael começou a perceber que toda vez que tomava a bebida, sentia dores agudas na garganta e resolveu investigar a causa.

Após exames, descobriu que estava com câncer de garganta e começou a fazer o tratamento, que envolveu 35 sessões de radioterapia e três ciclos de quimioterapia. Durante os três meses de cuidados intensos, chegou a ser hospitalizado duas vezes.

“Passei muito mal, fui internado duas vezes e não tive visitas por causa da Covid. Era alimentado por um tubo e, após três meses de tratamento agressivo, fui liberado em fevereiro de 2022”, contou o homem, em depoimento feito à equipe de comunicação do Leeds Hospital Charity.

Preparado para retornar ao trabalho como maquinista, em abril de 2022, Michael teve uma embolia pulmonar, que quase o matou – um coágulo sanguíneo se prendeu em uma de suas artérias pulmonares. Hoje, o maquinista realiza campanhas de arrecadação de fundos para o hospital que o tratou como forma de agradecimento à instituição.

Sintomas do câncer de garganta

No Brasil, o câncer de garganta ou esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Em sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta sinais. Porém, com a progressão da doença, podem surgir sintomas como dificuldade ou dor ao engolir, dor torácica, sensação de obstrução à passagem do alimento, náuseas, vômitos e perda de apetite.

Entre os fatores de risco estão o consumo frequente de bebidas muito quentes, a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?