Conheça os sintomas do AVC, doença vivida por Sidney Magal
O cantor Sidney Magal foi internado em maio, após sofrer um pico de pressão arterial que resultou em um acidente vascular cerebral (AVC)
atualizado
Compartilhar notícia
Sidney Magal completa 73 anos nesta segunda-feira (19/6). Em entrevista ao Fantástico, o cantor revelou que toma remédio para controlar a hipertensão há cerca de 40 anos, mas assumiu que precisa cuidar mais da saúde.
O artista foi internado no fim de maio após sofrer um pico de pressão arterial enquanto se apresentava em São José dos Campos, em São Paulo. O problema resultou em um acidente vascular cerebral (AVC).
“Sou uma pessoa que come demais, bebe demais. Amo demais. Tudo na minha vida é demais”, contou no programa desse domingo (18/6).
O AVC é uma doença grave que atinge o sistema nervoso central. Ele ocorre quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, podendo provocar paralisia da área que ficou sem circulação de sangue.
Sintomas do AVC
Os sintomas do AVC são diversos. A neurocirurgiã Vanessa Milanese, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), destaca a dificuldade para andar, falar e compreender; paralisia ou dormência da face, da perna ou braço; perda temporária da visão, tontura, vertigem, confusão mental e dor de cabeça forte e persistente.
A doença pode ser classificada em dois tipos:
- Acidente vascular isquêmico: responsável por 80% dos casos e pode ocorrer devido a uma trombose ou embolia. Nessa situação, alguma área do cérebro deixa de receber suprimento sanguíneo;
- Acidente vascular hemorrágico: considerado mais grave, ele surge quando ocorre o rompimento dos vasos sanguíneos do cérebro, levando ao extravasamento de sangue para o tecido cerebral ou áreas adjacentes, denominada hemorragia intracerebral.
No tipo hemorrágico, há aumento da pressão intracraniana, que pode resultar em maior dificuldade para a chegada de sangue em outras áreas, causando a lesão.
O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e qualquer sintoma atípico deve ser investigado, de acordo com a Vanessa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.