Boa contra a diabetes e envelhecimento: veja os benefícios da taurina
A taurina é um aminoácido superpoderoso que pode ajudar pacientes com diabetes, prevenir doenças cardíacas e retardar o envelhecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Muito conhecida por fazer parte da fórmula de alguns energéticos, a taurina nada mais é que um aminoácido, ou seja, pequenos fragmentos de proteínas. Ela está em todas as células do corpo, mas pode ser encontrada em quantidades muito maiores nos tecidos que conduzem eletricidade.
O coração, a retina, os músculos esqueléticos e o cérebro são riquíssimos na substância, que desempenha um papel fundamental para a saúde e para garantir o bom funcionamento desses tecidos. De acordo com o médico Christian Aguiar, especialista em medicina natural e suplementação, a taurina possui diversos benefícios à saúde.
Segundo ele, no sistema cardiovascular, além de diminuir a chance de arritmias cardíacas, o aminoácido é ajuda a evitar a insuficiência cardíaca, uma vez que aumenta o déficit sistólico e cardíaco. O médico cita ainda outros benefícios da substância:
- Tem ação anti-inflamatória;
- Diminui o colesterol;
- Controla a pressão arterial;
- Ajuda na performance aeróbica;
- Melhora a acuidade visual e protege contra a degeneração macular (da retina);
- Ajuda na absorção da gordura e na excreção do colesterol;
- Diminui a ocorrência de câimbras e convulsões;
- Diminui a ansiedade;
- Previne processos neurodegenerativos, como Alzheimer e Parkinson.
Além disso, a taurina ajuda também o quadro clínico de diabéticos, melhorando o fluxo sanguíneo dos pacientes e ajudando a regular a glicemia. Ela também reduz a resistência à insulina.
Confira onde encontrar a taurina no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!