Veja oito momentos cruciais da higiene, de acordo com os britânicos
A Agência de Saúde inglesa divulga relatório indicando os principais hábitos de limpeza para evitar problemas de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Em um relatório publicado recentemente, a Royal Society for Public Health – espécie de Anvisa do Reino Unido –, apontou práticas diárias que considera essenciais para a saúde da população. “Os hábitos de higiene do dia a dia são vitais para prevenir a proliferação de micróbios e reduzir os riscos de contrair doenças infecciosas”, afirmam os autores do estudo.
De acordo com o órgão de saúde pública, os esclarecimentos se fizeram necessários depois que uma pesquisa de opinião pública no país mostrou que 23% dos entrevistados acreditam que a limpeza do lar não é fundamental para a saúde das crianças pois elas precisariam ter contato com germes para aumentar a imunidade. Como a crença enseja comportamentos diversos – alguns, inclusive, não muito higiênicos –, os agentes definiram oito momentos-chave do dia a dia em que as pessoas precisam estar especialmente atentas à limpeza. Veja quais são:
1. No preparo e manuseio de alimentos;
2. Ao comer com as mãos;
3. Depois de ir ao banheiro;
4. Ao tossir, espirrar e assoar o nariz;
5. Ao manusear e lavar panos e roupas sujos;
6. Ao brincar com animais de estimação;
7. Ao tirar ou mexer no lixo;
8. Ao tratar de alguém com infecção.
A limpeza das mãos ocupa papel central entre as dicas e deve ser feita detalhadamente depois de mexer em alimentos, ir ao banheiro, tossir, espirrar, brincar com animais de estimação e cuidar de pessoas doentes.
Fazer a higienização das superfícies da cozinha e de tábuas de cortar depois de preparar alimentos crus, como carne e aves, ou antes de preparar sanduíches e lanches, também é uma das recomendações. Segundo a agência, nesses momentos, pode ocorrer a contaminação por bactérias presentes nos alimentos.
A limpeza de panos de prato e escovas de lavagem é recomendada depois de terem sido usados para limpar uma superfície contaminada. Já os pisos e móveis podem até parecer sujos, mas geralmente contêm micróbios que não são muito perigosos para a saúde. (Com informações da BBC)