Veja hospitais de referência para o coronavírus. Hran é listado
Ministério da Saúde divulgou pontos para todo o Brasil. Confira observações para detectar a doença e quais as precauções tomar
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos objetivos emergenciais do Ministério da Saúde para combater possíveis casos de coronavírus no país é a organização de uma rede nacional para identificação, atendimento e tratamento da doença. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, em entrevista na tarde de quarta-feira (29/01/2020), uma lista de hospitais de referência estava sendo preparada.
Ela foi divulgada e, no Distrito Federal, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é a unidade identificada para cuidar desse tipo de situação. Confira outros centros pelo Brasil.
Hospitais Refer Ncia Coronav Rus 2 by Metropoles on Scribd
De acordo com a pasta e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a observação primária é com todas as pessoas que vieram da China — região de risco — nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios.
Há três situações que precisam ser analisadas para saber se o caso é suspeito. Na primeira situação, o indivíduo precisa apresentar febre, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Na segunda situação, é preciso observar febre, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Por fim, a pessoa precisa apresentar febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar), além de contato próximo de caso confirmado de coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Confira dados de observação e prevenção da doença: