metropoles.com

Veja cinco alimentos para evitar se você estiver com a glicose alta

Especialistas afirmam que reduzir o consumo de doces, alimentos processados e bebidas alcoólicas ajuda no equilíbrio do diabetes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Fotografia mostra vários tipos de alimentos ricos em gordura, como batata frita, cachorro quente e donuts - Metrópoles
1 de 1 Fotografia mostra vários tipos de alimentos ricos em gordura, como batata frita, cachorro quente e donuts - Metrópoles - Foto: Getty Images

O diabetes é uma doença silenciosa e cada vez mais comum. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, estima-se que no Brasil 16,8 milhões de pessoas tenham a doença, o equivalente a cerca de 7% da população. Um dos principais fatores que pioram a situação para os portadores da condição é a má alimentação, pois existem alimentos que favorecem o pico de açúcar no sangue e devem ser evitados.

Mesmo com uma dieta equilibrada, pode ser difícil manter os níveis de açúcar sob controle no organismo. Contudo, especialistas afirmam que reduzir o consumo de doces, alimentos processados e bebidas alcoólicas ajuda no equilíbrio do diabetes. Novos hábitos alimentares somado a prática de exercícios físicos também são recomendados.

A médica Sally Roxburgh da Clínica Fleet Street, em Londres, disse ao The Sun que é importante para aqueles com diabetes tipo 2 controlar sua ingestão de açúcar, bem como o peso, tamanho das porções e ingestão de calorias. Ela também acrescentou que “fazer exercícios suficientes e escolhas de estilo de vida saudáveis são igualmente importantes”.

“Existem certos alimentos que devem ser evitados se você tem diabetes tipo 2, enquanto outros alimentos devem ser consumidos com moderação”, adverte a especialista.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que devem ser evitados na dieta para diabetes são aqueles ricos em açúcar ou carboidratos simples, como:

1. Sucos de frutas

A médica afirma que pode ser fácil exagerar nas quantidades quando se trata de sucos de frutas. O consumo em excesso contribui com o acumulo de açúcar e calorias extras, que podem levar a picos de glicose e ganho de peso.

“As frutas em geral podem ser consumidas e eu nunca recomendaria excluir totalmente nenhuma fruta por causa do valor nutricional que ela contém No entanto, algumas podem ser substituídas para pacientes com diabetes tipo 2″, explica.

De acordo com a especialista, frutas como abacaxi, laranja e banana podem ser substituídas por frutas vermelhas ou maçã, por exemplo. Frutas enlatadas devem ser evitadas, pois são mantidas em uma calda com alto teor de açúcar.

2. Carnes processadas

Carnes processadas como salame, presunto e carne vermelha gordurosa devem ser retiradas do prato. Segundo Sally Roxburgh, esses alimentos causam ganho de peso, o que dificulta o controle do diabetes. Em vez disso, opte por carnes mais magras, como frango e peru.

>”Refeições prontas e alimentos processados ​​​​devem ser evitados, pois geralmente contêm açúcares e gorduras ocultos que aumentam o açúcar no sangue, causam ganho de peso e predispõem doenças cardíacas”, orienta a médica.

Estudos revelaram anteriormente que as carnes processadas levam ao ganho de peso em menos de duas semanas para as pessoas que as comem regularmente. Os pesquisadores descobriram que aqueles que consomem esse tipo de alimento comem em média 500 calorias a mais do que os que optam por carnes magras.

3. Alimentos ricos em carboidratos

Segundo a médica Naomi Newman-Beinart, os alimentos que fazem o açúcar no sangue subir mais rapidamente são aqueles ricos em carboidratos, como arroz, macarrão, batatas, frutas e qualquer coisa com adição de açúcar.

Ela afirma que quando esses alimentos são digeridos, o açúcar dos carboidratos é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea.

“Se o açúcar no sangue de uma pessoa saudável fica muito alto, mais insulina é produzida, retardando a quebra da gordura — assim, ela se acumula mais facilmente no corpo”, explicou, em entrevista ao The Sun.

A recomendação é que esses alimentos sejam substituídos por aqueles integrais, pois a fibra faz com que o açúcar no sangue suba mais lentamente.

4. Bebidas adoçadas

Parece óbvio, mas evite bebidas que tenham açúcar e adoçantes na composição. Também não adoce chá ou café, por exemplo. Da mesma forma, refrigerantes e o álcool devem ser limitados, pois são calóricos e ricos em açúcar.

5. Bolos

Pessoas que sofrem com níveis elevados de açúcar no sangue precisam evitar o consumo de bolos. Esse alimento possui alto teor de açúcar, principalmente aqueles de aniversário e de padaria.

Alimentos que devem ser priorizados

Os alimentos que devem ser priorizados na dieta para diabetes são aqueles ricos em fibras, proteínas magras e gorduras boas, como:

  • Grãos integrais: principalmente a farinha de trigo integral, o arroz e o macarrão integrais, flocos de aveia e quinoa;
  • Leguminosas: como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha;
  • Legumes em geral: preferindo os frescos, como alface, tomate, rúcula, acelga, abóbora, vagem e cebola;
  • Carnes magras: peixes brancos, frango, carne bovina magra, como músculo e patinho;
  • Frutas em geral: priorizando as frescas e inteiras ou em pedaços, como laranja, mamão, pera, abacaxi, pêssego e tangerina;
  • Gorduras boas: de frutas como abacate e coco, e óleos vegetais como azeite extra virgem, óleo de abacate e manteiga;
  • Oleaginosas: castanhas, amendoim, avelãs, nozes e amêndoas;
  • Leite e derivados: de preferência as versões desnatadas e sem adição de açúcar, como leite desnatado, iogurte natural desnatado, queijos brancos como ricota, queijo de Minas e cottage.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?