Confira as 6 nozes mais ricas em proteínas para colocar na dieta
Nutricionista explica como as nozes podem ser lanches saudáveis e dá exemplos de oleaginosas proteicas para incluir na dieta
atualizado
Compartilhar notícia
A proteína é um dos macronutrientes mais importantes de uma dieta equilibrada. A substância ajuda na formação da massa magra, aumenta a saciedade e está ligada até à manutenção do funcionamento do sistema imunológico. Porém, inseri-la apenas nas grandes refeições pode não ser suficiente para atingir a meta quantitativa diária.
Uma boa opção para aumentar as proteínas da dieta é consumir as nozes e castanhas como lanche. A escolha certa das oleaginosas pode, inclusive, auxiliar o processo de emagrecimento.
“As nozes são oleaginosas ricas em proteínas, vitaminas, minerais e vegetais. Adicioná-las à dieta pode proporcionar saciedade, estimular a síntese de músculos, controlar o açúcar no sangue e, consequentemente, resultar em uma perda de peso saudável”, afirma a nutricionista esportiva americana Destini Moody, da Garage Gym, em entrevista ao site Eat This Not That.
Ela aponta as melhores nozes para incluir na dieta. Confira:
1. Amendoim
Os amendoins contêm a maior quantidade de proteína entre qualquer outra noz. São 26g do macronutriente em 100g da oleaginosa. Além de proteico, o alimento é uma boa fonte de magnésio, que é essencial para garantir o funcionamento da insulina, hormônio responsável pelo transporte da glicose do sangue para as células do corpo.
2. Amêndoas
“As amêndoas são nozes extremamente versáteis que podem ser adicionadas no lanche para acompanhar o iogurte, ou à salada. Além de conter 21g de proteína a cada 100g, elas são ricas em vitamina E – antioxidante que combate as inflamações causadas por radicais livres”, explica a nutricionista.
3. Pistache
A cada 100g de pistache, 20g são proteínas. A oleaginosa contém fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, além de ser rica em flavonóides e antocianinas, substâncias que têm funções anti-inflamatórias.
4. Castanha de caju
“A castanha de caju, além de ser um excelente tira gosto, também é uma boa opção de lanche entre as refeições. É possível encontrar 18g de proteína em 100g e boas quantidades de cobre, substância que auxilia no fortalecimento ósseo, prevenindo a osteoporose”, destaca Destini.
5. Avelãs
As avelãs são oleaginosas crocantes que possuem 15g de proteínas a cada 100g. Elas são ricas em gorduras monoinsaturadas capazes de reduzir o LDL, o colesterol ruim, e aumentar o HDL, o colesterol bom. O consumo da avelã pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.
6. Nozes mariposa
“As nozes tradicionais, chamadas de mariposa, são ricas em ômega-3, ácido graxo que estimula a vasodilatação e permite uma melhora do fluxo sanguíneo. Em 100g de nozes, é possível encontrar 20g de proteína”, afirma Destini.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!