metropoles.com

Veja as músicas que são sucesso nas cirurgias e dão foco para médicos

Estão enganados os que pensam que a atenção vem apenas com silêncio. Muitos médicos utilizam músicas para garantir foco nas cirurgia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Imagem colorida de médico ouvindo música enquanto segura uma seringa
1 de 1 Imagem colorida de médico ouvindo música enquanto segura uma seringa - Foto: Arte/Metrópoles

Cirurgias longas são trabalhos árduos para os profissionais de saúde. Além de estarem com a vida do paciente nas mãos, alguns procedimentos representam horas e horas em pé numa posição específica. São trabalhos minuciosos e que precisam de um alto grau de concentração. Entretanto, estão enganados os que pensam que essa atenção requer apenas o silêncio: muitos médicos utilizam músicas para garantir o foco.

As salas de cirurgias são ambientes cheios de ruídos. Conversas entre a equipe médica e o barulho de instrumentos fazem parte da rotina. De acordo com os próprios médicos, a música reduz a ansiedade e a pressão entre os membros da equipe, aumentando a eficiência dos procedimentos.

O bom e velho rock ‘n’ roll

Alexandre Giovanini é cirurgião vascular do Hospital Santa Lúcia. Para ele, ouvir músicas durante as cirurgias é algo bastante comum e agradável, servindo “para tirar um pouco da tensão e do estresse da equipe”.

“Não tenho costume de ouvir podcasts durante minhas cirurgias porque pode desviar minha atenção ou da equipe, já que é uma coisa que demanda maior concentração. Geralmente monto playlists em aplicativos de streaming e deixo rolar durante os procedimentos”, afirma Giovanini.

A preferência do médico é pelo bom e velho rock ‘n’ roll. Ele gosta de unir as faixas antigas do gênero, consideradas a velha guarda do rock, como Rolling Stones, The Beatles, Bob Dylan e Chuck Berry, junto com os artistas mais atuais como Pearl Jam, Foo Fighters e The Struts.

Equipamento musical

As músicas tocadas nas cirurgias não seguem apenas o gosto dos médicos. Allisson Barcelos, oncologista e diretor hospitalar do DF Star, faz procedimentos com um aparelho chamado Gamma Knife ICON.

O equipamento serve para garantir a entrega certeira de uma dose de radiação na região cheia de células cancerígenas. Barcelos usa acessórios como uma máscara termoplástica ou um halo de estereotaxia, que imobilizam o paciente e garantem que tudo seja feito no posicionamento adequado.

“Para tentar aliviar a ansiedade do paciente e especialmente evitar a sedação, o equipamento conta com um sistema de som que permite ligar a aplicativos de streaming musical. Com isso, o paciente pode escolher a sua playlist e escutar a suas músicas É notório a diferença da música no tratamento, reduzindo o uso de sedativos e melhorando a performance do tratamento”, afirma o médico.

Instrumental relaxante

Márcio Vinhal, neurocirurgião na rede DF Star, gosta de ouvir músicas que impõem ritmo à cirurgia. Para ele, quanto mais delicada e mais instrumental elas forem, melhor. O grande objetivo das canções é o relaxamento dos profissionais de saúde.

“A música relaxa toda a equipe tanto médica quanto a enfermagem e, quando paciente entra na sala, tem um ambiente acolhedor e familiar gerando mais tranquilidade e interação com os profissionais”, conta Vinhal.

As preferidas do neurocirurgião são músicas cantadas, algo que se assemelha à bossa nova. Canções do “tipo João Gilberto” são sempre bem-vindas, mas ele garante que outras versões do gênero também são bem aceitas.

“Opero escutando música há mais de 20 anos e, se a trilha sonora incomoda algum dos presentes, ajeitamos para que gere relaxamento e propicie mais concentração. Quando está correndo tudo bem e começamos a fechar, a trilha muda para música de fim de festa, as faixas ficam mais alegres”, afirma o médico.

Um espaço eclético

Dirceu de Castro Rezende Junior, proctologista no Hospital Santa Marta, considera que a música tem um efeito terapêutico e de bem-estar na equipe, principalmente durante cirurgias longas e desgastantes. Samba e MPB fazem parte das playlists, apesar da tendência ser os clássicos do rock, incluindo Queen, ACDC, Elvis Presley, Dire Straits e Guns N’ Roses.

Cirurgião plástico na Clínica Renoir, Gustavo Guimarães revela que as durante as cirurgias existe espaço para vários gêneros musicais. “A música possibilita um clima descontraído durante a intervenção cirúrgica. Costumo ouvir pop, rock e blues, mas, em algumas ocasiões, ouço música sertaneja”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?