Veja 9 conselhos para controlar a pressão alta de modo natural
O controle da pressão pode ser feito com a mudança de alguns hábitos e o consumo de alimentos que colaboram para o equilíbrio
atualizado
Compartilhar notícia
A pressão alta traz riscos graves para o organismo e está relacionada a duas das principais causas de morte no mundo: o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
A hipertensão arterial indica que o sangue está encontrando dificuldades para chegar aos outros órgãos do corpo e é um problema sério quando passa de 12 por 8. Contudo, existem recomendações para mantê-la equilibrada, como diminuir o consumo de sal, de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos.
Além disso, é importante manter uma ingestão adequada de água, tomando cerca de 2 litros por dia e praticar exercícios físicos por ao menos 30 minutos também diariamente.
O cardiologista é o especialista de referência para diagnosticar e tratar adequadamente problemas de pressão alta. Embora a condição não tenha cura, ela pode ser controlada. Em casos mais graves, o médico pode aconselhar o uso de remédios anti-hipertensivos.
Como controlar a pressão alta
Para controlar a pressão alta de maneira natural é necessário seguir bons hábitos de saúde:
- Diminuir o uso de sal, substituindo-o por ervas aromáticas;
- Evitar situações de muito estresse;
- Diminuir o peso do corpo;
- Evitar o consumo de cigarros;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos por dia;
- Evitar o consumo de gorduras e frituras;
- Controlar o colesterol no sangue;
- Evitar drogas que aumentem a pressão arterial como cafeína, antidepressivos, corticoides, anfetaminas, cocaína e outros.
Como controlar a pressão alta na gravidez
Gestantes que sofrem de hipertensão devem ter acompanhamento e tratamento com médico cardiologista durante a gravidez. A pressão alta na gravidez também pode ser chamada de pré-eclâmpsia e, normalmente, é avaliada durante as consultas de pré-natal pelo obstetra.
Para controlar a pressão na gravidez é necessário mudanças no estilo de vida e de alimentação como:
- Manter o peso de acordo com o período gestacional;
- Dormir no mínimo 8 horas por dia;
- Diminuir a ingestão de sal;
- Fazer caminhadas regularmente.
Como controlar a pressão com a alimentação
Alguns alimentos e ervas naturais são indicados para ajudar no controle natural da pressão:
Temperos como salsa, pimenta, erva-doce e alecrim, assim como alho e óleo de linhaça, também ajudam a reduzir a pressão sanguínea. Pessoas hipertensas devem medir a pressão de 3 em 3 meses para verificar como estão em relação ao controle da pressão.