Veja 8 benefícios dos probióticos e como incluí-los na dieta
Nutricionista conta como os alimentos ricos em micro-organismos vivos contribuem para a saúde intestinal e a manutenção da imunidade
atualizado
Compartilhar notícia
Os alimentos que contém probióticos são frequentemente associados a uma dieta equilibrada. Quando ingeridas em quantidades adequadas, as “bactérias do bem”, como os probióticos são conhecidos, oferecem muitos benefícios à saúde do intestino e do organismo em geral, com influência positiva sobre o sistema imunológico.
A nutricionista Cintya Bassi, supervisora de Nutrição e Dietética da rede São Cristóvão Saúde, explica que, quando está em harmonia, a comunidade de bactérias presentes no intestino permite uma melhor absorção dos nutrientes presentes nos alimentos.
Os probióticos são encontrados nos leites fermentados, iogurtes, coalhadas, queijos e sobremesas lácteas, além de kefir, kombucha e alimentos fermentados, como o chucrute.
Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:
Confira oito benefícios dos probióticos à saúde:
- Prevenção e combate de doenças intestinais;
- Melhoram a digestão;
- Regulam o intestino e combatem azia, prisão de ventre e diarreia;
- Fortalecem o sistema imunológico;
- Impedem a proliferação de bactérias ruins no intestino;
- Ajudam a digerir a lactose;
- Prevenção de alergias e intolerâncias alimentares;
- Auxiliam no humor, uma vez que foi identificada relação direta entre o equilíbrio da flora intestinal com a diminuição da depressão e da ansiedade.
Para conseguir os benefícios, a ingestão deve ser contínua. “O ideal é que ocorra diariamente, pois eles não sobrevivem por muito tempo no intestino”, explica a a especialista.