Veja 7 maneiras de abaixar o colesterol e evitar doença cardiovascular
Apesar de, em níveis controlados, ser importante para o bom funcionamento do corpo, o excesso de colesterol pode prejudicar a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e encontrada em alguns tipos de alimentos. Ele é fundamental para o bem-estar do organismo e a produção hormonal. No entanto, quando seus níveis passam do limite, problemas sérios de saúde, como doenças e complicações cardiovasculares, podem aparecer.
“Primeiro, é importante ressaltar que nem todo colesterol é igual. Temos, por exemplo, o colesterol HDL, considerado o bom colesterol, que, quando em excesso, é decomposto e removido do corpo. Já o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, pode, quando em grandes quantidades, gerar o acúmulo de placas de gordura nas artérias, impedindo ou dificultando a passagem do sangue e levando a graves complicações, como AVC ou infarto”, afirma o nutrólogo e cardiologista Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Por isso, separamos algumas dicas para evitar o acúmulo de “colesterol ruim” e evitar possíveis problemas cardiovasculares. Confira:
1 – Evite as gorduras não saudáveis
“A ingestão de frituras de imersão e carnes gordas, por exemplo, deve ser reduzida, pois não fazem bem para circulação, aumentando a quantidade de colesterol nas artérias e favorecendo a aterosclerose”, alerta a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
2 – Cuidado com o excesso de açúcar
“Conheça os ingredientes e leia atentamente os rótulos nutricionais. Fique longe de alimentos que contenham fontes ocultas de açúcar, como xarope de milho com alto teor de frutose e algumas dextrinas”, recomenda Burckhardt.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.