Veja 5 hábitos do café da manhã que podem deixar seu metabolismo lento
Metabolismo tem relação direta com a alimentação e pode ser acelerado com as escolhas certas na primeira refeição do dia
atualizado
Compartilhar notícia
O metabolismo é uma ação natural do corpo que consiste em converter as substâncias presentes nos alimentos em energia, que será fornecida ao longo do dia ao organismo. Com o passar dos anos, a dificuldade de emagrecimento é atribuída à uma lentidão desse processo.
Uma das melhores formas de manter o metabolismo regulado é adotar uma boa alimentação, especialmente no café da manhã, pois ela influencia todas as atividades realizadas nas horas seguintes. Veja o que você deve evitar no período matutino para acelerar o processo metabólico:
1. Pular o café da manhã
“Muitas pessoas menosprezam essa refeição, e isso não é interessante”, explica a nutricionista Daniela Llorente Barrio, da Raízes Nutrição. “Nosso corpo funciona dentro do ciclo circadiano, que é o ritmo em que o organismo realiza suas funções e libera hormônios ao longo do dia. Quando dormimos, o metabolismo vai ficando mais lento para entrarmos no estado de repouso, mas quando acordamos, o corpo avisa aos órgãos que precisamos despertar e transportar energia para garantir as atividades do dia, e isso só vai acontecer se comermos”, acrescenta.
Pular o café da manhã é considerado um dos piores hábitos para a saúde e, além de prejudicar o metabolismo, pode causar doenças e disfunções como o colesterol alto e diabetes. Ao contrário do que diz o senso comum, privar-se de alimentos não ajuda no emagrecimento. Pelo contrário, não comer leva a uma maior sensação de fome ao longo do dia.
2. Comer muito açúcar
O açúcar é um dos grandes vilões de quem deseja perder uns quilinhos, e, por isso, deve ser evitado logo pela manhã, tanto em carboidratos refinados, como pães e bolos, quanto em bebidas. Em um estudo publicado na revista científica European Journal for Clinical Nutrition, foi observado que pessoas consideradas acima do peso que consumiam muitas bebidas açucaradas tinham o metabolismo mais lento do que aquelas que não as ingeriam.
O açúcar que pode ser consumido no café da manhã é o da frutose, presente nas frutas, e o de carboidratos integrais, como o da batata-doce.
3. Comer somente carboidratos
“Por ser uma refeição muito importante, é necessário que nosso café da manhã seja completo e tenha carboidratos, proteínas e gorduras. Comer só uma fruta, apesar de saudável, não vai matar a fome matutina. Escolher só um carboidrato isolado, apesar de ser saudável, não é interessante também”, diz a nutricionista.
Ela explica que, quando misturamos os carboidratos com boas fontes de proteína, como ovos, gorduras e até mesmo fibras, a velocidade na qual o alimento é processado é mais lenta, e os picos extremos de açúcar no sangue são evitados. Isso é bom porque o açúcar desse carboidrato vai demorar mais para entrar no sangue e para sair, o que nos deixa saciados por mais tempo.
4. Usar muita gordura
As gorduras são importantes para a composição das refeições, mas devem ser usadas com moderação. A nutricionista ensina que quando vamos fritar um ovo, por exemplo, devemos utilizar pouco óleo, inclusive o azeite, pois são ricos em calorias e podem resultar em problemas cardíacos.
5. Não se hidratar suficientemente
A hidratação é essencial para começar o dia, pois ativa e mantém as funções corporais a nível celular. A água é considerada um nutriente essencial para a atividade metabólica e, por isso, a desidratação pode levar à redução da velocidade de geração de energia pelo corpo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.