Veja 5 hábitos de café da manhã que ajudam a perder peso
Nutricionista destaca práticas que, se incorporadas à rotina, auxiliam na jornada de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
O emagrecimento é atingido por meio do déficit calórico: é necessário comer menos calorias do que se gasta. Embora essa equação pareça simples, outros fatores são necessários para alcançar a tão sonhada equação energética.
Além da quantidade da comida que se põe no prato, é necessário estar atendo à qualidade. Alimentos muito doces ou muito salgados podem interferir negativamente no balanço energético pretendido, uma vez que não promovem saciedade – ao contrário, induzem você a comer mais.
Outra medida importante é garantir a hidratação adequada para o correto funcionamento do corpo. A nutricionista Thayanne Neiva, da clínica Tivolly, de Brasília, destaca 5 hábitos para incluir no café da manhã que auxiliam na perda de peso:
1. Beba água antes
A hidratação é um dos pilares do emagrecimento, e o hábito de beber água antes do café da manhã é considerado como uma excelente maneira de acordar o corpo. “Repor a água do jejum noturno vai ajudar na função intestinal”, afirma Thayanne. A quantidade ideal de água para beber antes da primeira refeição gira em torno de 400 e 600 ml de água.
2. Abandone os açucarados
O açúcar possui alto teor calórico concentrado em pouquíssima quantidade e não tem nenhuma fibra. Consumi-lo logo de manhã impacta na circulação de açúcar no sangue e na liberação de insulina, o que pode gerar uma hipoglicemia de rebote. A hipoglicemia resulta em fraqueza e fome.
“Troque o açúcar por carboidratos complexos, como as frutas, que terão a glicose liberada de forma gradual na corrente sanguínea. Isso proporciona mais saciedade e impede picos de glicemia”, explica a nutricionista.
3. Evite alimentos com muito sal
“Apesar de o sal não se converter diretamente em gordura no corpo, por não ter calorias, o alto teor de sal interfere na percepção do paladar para gorduras, disfarçando o gosto do ingrediente. E a gordura possui alta concentração de calorias”, explica Thayanne.
4. Fixe um horário para comer
Ter regularidade no horário das refeições todos os dias é importante para o ciclo circadiano e, consequentemente, para a produção de hormônios que estão ligados o emagrecimento. Dois deles são a leptina, que sinaliza saciedade, e a insulina, que indica a entrada da glicose nas células.
5. Acrescente mais proteínas
Thaynne recomenda optar por proteínas com menor quantidade de gordura, como ovos, frango desfiado e atum. “Eles são alimentos que, além de auxiliar na saciedade, evitam a perda de massa magra. O emagrecimento é a perda de gordura e a manutenção ou ganho de massa muscular”, destaca.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.