metropoles.com

Veja 5 hábitos comuns que estão prejudicando a saúde dos seus dentes

Dentistas explicam algumas atitudes do dia a dia que podem causar problemas sérios à saúde bucal

atualizado

Compartilhar notícia

Alex/Unsplash
escova de dentes
1 de 1 escova de dentes - Foto: Alex/Unsplash

Mau hálito, cáries e sensibilidade nos dentes são os principais problemas quando se trata da saúde bucal dos brasileiros. Para preveni-los, é necessário ter boas práticas de higiene, como escovar os dentes e passar fio dental após as refeições. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde mais recente, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais da metade da população faz isso e apenas 20% repete a higiene completa mais de duas vezes ao dia.

O cuidado com a boca impacta diretamente na saúde geral. Problemas nos doentes podem causar doenças cardiovasculares, infecções graves e até contribuir para o desenvolvimento de um câncer. Por isso, além de manter visitas frequentes ao dentista, é necessário caprichar na limpeza da boca cuidados.

Os cirurgiões dentistas Alexandre Annibale e Rafael Lopes destacam alguns hábitos comuns que fazem mal à boca e aos dentes. Veja quais são:

1. Escovar os dentes com muita força

O primeiro hábito errado ocorre quando se usa muita força durante a escovação ou se escolhe um tipo errado de escova. “As pessoas se enganam pensando que uma escova dura limpa melhor os dentes, mas não é verdade. Ao contrário, escovar os dentes com força ou com escovas duras é bastante prejudicial”, alerta Alexandre Annibale. Ele ressalta que a escovação ideal deve ser feita logo após as refeições.

Rafael Lopes indica realizar a higiene dos dentes antes de tomar o café da manhã. “Enquanto dormimos, as bactérias que vivem na nossa boca se multiplicam e fazem com que os dentes fiquem mais sensíveis, então realizar a higiene bucal antes do café da manhã ajuda a proteger o esmalte dos dentes, deixando eles mais resistentes à acidez dos alimentos”, explica.

2. Mastigar gelo, tampas de caneta e/ou roer unhas

Os dentistas alertam que ações involuntárias adotadas em momentos de nervosismo podem causar desgaste precoce dos dentes, desalinhamento e outros problemas dentários, além de introduzir bactérias das mãos para dentro do corpo.

Alexandre lembra que a boca é o lugar no corpo onde mais existem bactérias, e qualquer lesão nela pode resultar em problemas para outras partes do organismo, porque essas bactérias estão em contato com a corrente sanguínea.

O especialista faz um alerta quanto ao uso de bicos, chupetas e mamadeiras por crianças. Para ele, por mais que alguns tenham o selo de ortodônticos, sempre causam problemas nos dentes. A recomendação é usar os itens pelo menor tempo possível.

Há, ainda, um alerta contra a mastigação excessiva de chicletes, que pode levar à disfunção da articulação temporomandibular (ATM) tanto em crianças quanto em adultos.

3. Não ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, é importante para a manutenção da saúde da boca de um modo geral, pois fortalece os dentes e impede doenças relacionadas à deficiência nutricional, como o escorbuto, causado pela carência de vitamina C.

De acordo com Rafael Lopes, uma boa alimentação mantém o pH da boca em níveis equilibrados, contribuindo para a manutenção de bactérias saudáveis no organismo. “Uma alimentação rica em açúcares e alimentos ácidos, como refrigerantes, certamente vai danificar os dentes e a gengiva. Para compensar, é preciso realizar uma boa escovação, com escova de dente macia e fio dental bem utilizado”, indica Alexandre Annibale.

4. Usar palitos de dente

Os palitos de dente geralmente são utilizados para remover “sujeirinhas” depois das refeições, mas trazem mais prejuízos do que vantagens. De acordo com Rafael Lopes, a prática é prejudicial à saúde bucal porque o objeto é agressivo e pode machucar a gengiva. O ideal é usar o fio dental para higienizar os espaços entre os dentes.

5. Esquecer de ir ao dentista

Os dois especialistas recomendam fazer uma visita a um dentista a cada 6 meses, em média, para fazer a limpeza profunda dos dentes e gengivas. Na ocasião, também é feita uma análise detalhada para identificar possíveis problemas e seus tratamentos.

Além das cáries, um dos principais problemas bucais causados por hábitos inadequados é a gengivite, que deixa a gengiva inchada, mais avermelhada e causa sangramentos, que não são normais em uma boca saudável.

Outras complicações são a periodontite, que é o estágio mais avançado de inflamação nos dentes, e a halitose, mau-hálito causado por motivos como gengivite, alimentação inadequada e má higienização da boca.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?