Veja 5 alimentos saudáveis, mas que são capazes de arruinar sua dieta
Nutróloga desmascara alimentos que algumas pessoas pensam que auxiliam, mas, na verdade, atrapalham o processo de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se trata da jornada para perder peso, existem alimentos que, obviamente, devem ser evitados, como ultraprocessados, refrigerantes e doces. Porém, algumas comidas saudáveis também podem acabar sabotando a dieta de emagrecimento — o problema está na quantidade de calorias.
A nutróloga Lorena Balestra, de São Paulo, diz que o mais importante para a perda de peso saudável é ter um planejamento direcionado para sua saúde e rotina. Mas alimentos como smoothies e salada de restaurantes podem dificultar o processo.
“Esses alimentos podem ser uma verdadeira cilada para o paciente em tratamento de sobrepeso ou obesidade. Portanto, priorize baixas quantidades de açúcares, atividades físicas regulares, muita ingestão de água e uma boa noite de sono”, sugere a médica.
Ela destaca alguns alimentos que podem arruinar a dieta de perda de peso. Confira:
Smoothies
Os smoothies são vitaminas bastante conhecidas entre os atletas e indivíduos que seguem um cardápio balanceado. Mas, caso o preparo não seja feito de forma correta, a bebida pode ser calórica e ter efeitos contrários aos de quem quer perder peso.
As opções disponíveis em algumas lanchonetes são as mais nocivas, já que o preparo contém alto teor de açúcar e pouca proteína adicionada. Porém, caso preparado em casa, com base de frutas, vegetais e sementes, o smoothie pode ser muito menos calórico e oferecer um bom reforço nutricional.
Frutas secas
Mesmo que as frutas secas sejam de fácil consumo, elas podem reter um teor de açúcar semelhante ao de algumas guloseimas. Afinal, se as frutas estão murchas significa que perderam toda a água e o poder de hidratação, mas continuaram com a frutose.
“As frutas secas são ótimas opções para saciar a vontade de comer um docinho, já que têm o sabor doce mais acentuado. Porém, devem ser consumidas com muita moderação. É recomendável, sempre que possível, comer a fruta in natura”, alerta Lorena.
Leite vegetal
Leites à base de plantas são geralmente considerados mais saudáveis, já que não são feitos de produtos de origem animal. No entanto, alguns, como o de amêndoas, são extremamente pobres na composição mais importante da bebida: a proteína.
As bebidas vegetais, segundo a nutróloga, podem conter alto teor de gorduras ou muitos conservantes. Uma opção nutritiva e leve é o leite de soja, que contém cerca de 80 a 90 calorias por porção, metade do leite de vaca.
Saladas de restaurantes
Outra emboscada é ir a um restaurante, pedir uma salada e acreditar que o prato será pouco calórico. Várias misturas são compostas por ingredientes como queijo e molhos, que elevam a quantidade de calorias da refeição.
As saladas de self-service também podem se tornar uma armadilha para o paciente que não sabe se controlar a quantidade de comida, ou ainda não sabe fazer as melhores escolhas para perder gordura corporal.
Barras de cereal
As barras de cereal podem ser uma boa fonte de vitaminas B, C, E e potássio, mas também são cheias de açúcar. “Dependendo da combinação de ingredientes, elas podem conter muito carboidrato e muita gordura, que aparecem disfarçados nos rótulos com nomes pouco conhecidos”, sinaliza Lorena.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.