metropoles.com

Veja 4 hábitos que você deve evitar se possui refluxo

O refluxo é causado por mudanças em músculos do sistema digestivo e pode levar a complicações, como o câncer de esôfago

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Planet Flem/GettyImages
homem com azia, estômago queimando
1 de 1 homem com azia, estômago queimando - Foto: Planet Flem/GettyImages

O refluxo gastroesofágico atinge cerca de 25 milhões de brasileiros, de acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). A doença ocorre quando há retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca.

O problema ocorre devido a alterações anatômicas no músculo que liga o esôfago ao estômago e pode aparecer em qualquer fase da vida.

A doença, geralmente, se manifesta com arrotos constantes e sensações como azia, dor no tórax e bolo na garganta. Os sintomas pioram quando o paciente se dobra para pegar algo no chão ou quando dorme após fazer as refeições. Tosse seca e pigarro também são sintomas frequentes

O nutrólogo Tasso de Carvalho explica a importância de tratar adequadamente o problema. “O refluxo gastresofágico pode causar complicações como esofagite, úlcera esofágica, esôfago de Barrett e até câncer de esôfago”, afirma o médico.

O refluxo pode ser consequência de costumes cotidianos, especialmente na alimentação. Veja 5 hábitos que você deve abandonar caso tenha refluxo:

1. Consumir bebidas gasosas

Um dos piores vilões do esôfago são as bebidas gaseificadas. Quando entram em contato com esse órgão, os gases aumentam a pressão dentro do corpo e provocam o refluxo. No estômago, as bebidas aumentam a liberação de ácido clorídrico e irritam o trato digestivo.

2. Tomar café em excesso

A cafeína é prejudicial quando ingerida habitualmente por pessoas com refluxo. O café e outras bebidas ricas na substância, como o chá mate, prejudicam a mucosa gástrica e resultam no relaxamento da esfíncter do esôfago, que é o c músculo responsável por iniciar o processo de deglutição.

O relaxamento da esfíncter do esôfago torna mais suscetível que o ácido do estômago volte ao esôfago, causando a sensação de queimação do refluxo.

3. Comer chocolate sempre

O chocolate é rico em gorduras, cafeína e teobromina, substâncias que irritam a mucosa do estômago e provocam o relaxamento da esfíncter do esôfago.

Para não deixar o chocolate de fora da dieta, evite consumi-lo com frequência, e sempre opte por pequenas quantidades.

4. Ingerir bebidas alcóolicas

O tabagismo e o alcoolismo prejudicam o sistema digestivo de diversas formas, e podem gerar complicações sérias com o passar do tempo.

Enquanto a alimentação causa o relaxamento temporário da válvula do esôfago, o fumo e as bebidas alcoólicas enfraquecem o esfíncter a longo prazo, podendo tornar esse problema irreversível.

No caso do álcool, o problema é ainda maior em se tratando de bebidas gaseificadas, como cervejas e drinques com refrigerantes ou energéticos.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do refluxo gastroesofágico é feito por exames como endoscopia e pHmetria de 24h, indicados por um gastroenterologista.

O tratamento para casos moderados dessa condição de saúde pode ser feito com mudanças na alimentação e na rotina. Segundo Tasso de Carvalho, elevar a cabeceira da cama em cerca de 15 cm e evitar comer até 3 horas antes de se deitar ajudam bastante a reduzir os sin.

O médico também sugere o consumo de água com limão, chás de gengibre e camomila, e bicarbonato de sódio diluído em água como opções para amenizar os sintomas.

Em casos mais graves, o tratamento clínico é necessário, e quando a resposta do corpo é negativa à medicação, a cirurgia antirrefluxo é recomendada.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?