Veja 4 dicas importantes para alcançar o sono profundo
O sono profundo ocorre quando o cérebro desacelera e as frequências cardíacas também. Esse estágio do sono é essencial para o bem-estar
atualizado
Compartilhar notícia
A qualidade do sono está relacionada ao equilíbrio físico, mental e emocional. Perder o período de sono profundo, quando as energias do corpo são revigoradas, pode desencadear uma série de prejuízos ao corpo, além de mal-humor, sonolência e indisposição.
O sono profundo é um dos estágios do sono, que geralmente é dividido entre REM (movimento rápido dos olhos, em inglês), fase na qual sonhamos, e não REM, que é categorizada por quatro níveis diferentes. É nos níveis três e quatro da fase não REM que ocorre o sono profundo.
“O sono não REM é caracterizado por ondas cerebrais lentas e com muita amplitude. A maior parte do nosso sono profundo ocorre durante a primeira metade da noite, e é na segunda metade que acontece o período no qual sonhamos”, explicou a psicóloga clínica Maja Schaedel, uma das fundadoras da Good Sleep Clinic, ao The Sun.
Maja aponta que o ideal é passar por múltiplos ciclos de sono profundo durante a noite, pois o padrão das ondas cerebrais fica desacelerado, diminuindo a frequência cardíaca e tirando a tensão muscular entre 20 e 30 minutos. “Um ciclo do sono dura em torno de 90 minutos, ou seja, uma hora e meia. O indicado é termos cerca de quatro ciclos por noite”, explica a psicóloga.
Veja dicas para atingir o sono profundo durante a noite:
1. Priorize as primeiras três horas
Como o sono profundo tende a acontecer nas primeiras horas após irmos dormir, a especialista explica que as três primeiras horas são cruciais para garantir a qualidade do descanso. As indicações são ir ao banheiro antes de se deitar e massagear os músculos que mais tendem a doer durante a noite.
Para pessoas que têm filhos pequenos com o costume de acordar à noite e vivem com um parceiro ou familiar, a sugestão é revezar com a outra pessoa os momentos noturnos de trocar as fraldas, por exemplo. Alternar noites em que um levanta e o outro continua a dormir é uma sugestão para garantir o sono profundo.
2. Durma no mesmo horário que seu parceiro
Os especialistas recomendam que pessoas que dividem a cama ou o quarto se deitem na mesma hora. O hábito irá evitar que uma pessoa acorde com a outra indo dormir mais tarde, tendo o seu sono interrompido.
3. Corte a cafeína
Um dos grandes vilões do sono é a cafeína, e evitar a substância já é um dos hábitos para higiene do sono. Quanto mais avançada é a idade de um indivíduo, menor é o período de sono profundo, de forma que evitar beber café e outras bebidas e alimentos antes do descanso ajuda a atingir o sono profundo.
4. Troque o horário de despertar
Outra dica é tentar estabelecer um horário fixo para se levantar, mesmo nos fins de semana. A prática irá ajudar a estabelecer horários fixos para os ciclos do sono e irá fazer o cérebro saber quando despertar, preparando o corpo para acordar revigorado mesmo antes de o despertador tocar.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.