Veja 4 alimentos saudáveis que devem ser evitados por diabéticos
Diabetes exige cuidados com a alimentação para controlar os níveis de açúcar no sangue. Apesar de saudáveis, algumas comidas podem fazer mal
atualizado
Compartilhar notícia
A diabetes é uma doença que provoca aumento dos níveis de açúcar no sangue e resistência à insulina, e é dividida em dois tipos. Um deles, a diabetes tipo 1, é crônico e causado por um problema na produção de insulina pelo pâncreas. Já a diabetes tipo 2, a mais comum, é desencadeada por hábitos de vida como sedentarismo e sobrepeso.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 17 milhões de brasileiros adultos têm diabetes. Pessoas com a condição devem ter atenção redobrada com a alimentação, de modo a evitar o aumento do açúcar no sangue e controlar os sintomas. Alguns dos principais sinais da doença descontrolada são vontade frequente de urinar, sonolência e cansaço, visão turva, formigamento nos pés e mãos e excesso de apetite.
A alimentação do paciente com diabetes deve ser variada e saudável, mas nem todos os alimentos podem ser consumidos. Algumas frutas, por exemplo, podem aumentar o índice glicêmico rapidamente, dificultando o controle do açúcar no sangue. É importante que a pessoa com a condição tenha acompanhamento de um nutricionista para criar um cardápio personalizado às suas necessidades.
Veja alguns alimentos considerados saudáveis que devem ser evitados por diabéticos:
1. Uvas
As uvas têm alto índice glicêmico e, por isso, são rapidamente digeridas, causando picos de glicemia. Embora as sementes da fruta tenham propriedades que auxiliam na redução dos níveis de açúcar no sangue, uma única uva contém aproximadamente um grama de carboidrato, um nutriente que é quebrado em açúcares. Por causa disso, pessoas diabéticas devem moderar no consumo da fruta, especialmente se são propensas a atingir índices glicêmicos altos.
2. Sushi
Por ser feito com base de arroz, que é um carboidrato refinado, o sushi deve ser evitado por diabéticos para evitar picos de glicemia. De acordo com estudos, esse tipo de carboidrato pode, ainda, causar inflamações e doenças cardíacas. O sushi também deve ser consumido com moderação, pois costuma ser preparado e consumido com ingredientes ricos em açúcar.
3. Frutas desidratadas
As frutas secas são opções populares e consideradas saudáveis para lanches. No entanto, elas devem ser consumidas com cuidado por diabéticos, pois o processo de desidratação faz com que a concentração de frutose, açúcar natural presente nas frutas, seja maior.
4. Barras de cereais
As barras de cereais, de modo geral, devem ser evitadas por diabéticos por causa do alto teor de açúcar que apresentam. Uma opção alternativa é consumir cereais integrais, como aveia e linhaça, que são digeridos aos poucos pelo organismo e não proporcionam picos de açúcar no sangue. No entanto, existem opções de barras de cereais sem açúcar que podem ser consumidas por diabéticos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.