Varizes na adolescência: médica alerta sobre origens do problema
Varizes na adolescência podem surgir por fatores genéticos e hormonais e, em qualquer caso, exige cuidado e atenção
atualizado
Compartilhar notícia
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele, e atingem principalmente os membros inferiores. Isto é, os pés, as pernas e as coxas. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. E se engana quem acredita que o problema surge apenas na vida adulta. Isso porque é bastante comum casos de varizes ainda na adolescência.
De acordo com a cirurgiã vascular Camila Helena Oliveira, o desenvolvimento de varizes na adolescência pode estar relacionado a fatores genéticos. Ou seja, se há histórico familiar de varizes, a predisposição pode ser herdada.
“Além disso, mudanças hormonais que ocorrem durante a puberdade podem influenciar a saúde vascular. Outros fatores, como obesidade, sedentarismo e longos períodos de pé ou sentado, também podem contribuir para o surgimento de varizes na adolescência”, diz a médica.
“Se um adolescente apresentar sintomas de varizes, como dor, inchaço, sensação de peso nas pernas ou notar veias visíveis, é aconselhável procurar um médico. O surgimento precoce de varizes pode indicar predisposição genética ou outros fatores que merecem atenção”, adverte Camila.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.