Varíola dos macacos: OMS mudará nome da doença para evitar estigmas
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o novo nome será anunciado o mais rápido possível
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) mudará o nome da varíola dos macacos para evitar estigmas sobre a doença, segundo informou o diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta terça-feira (14/6).
“A OMS está trabalhando com parceiros e especialistas de todo o mundo para mudar o nome do vírus monkeypox, suas variantes e a doença que causa. Faremos anúncios sobre os novos nomes o mais rápido possível”, disse o líder da OMS.
Em um artigo publicado no portal Virological na sexta-feira (10/6), um grupo de 29 cientistas de 11 países afirma que a referência recorrente do nome “varíola dos macacos”, relacionando o vírus ao continente africano, é “imprecisa, discriminatória e estigmatizante”.
Os pesquisadores observam que a cepa circulante nos 32 países fora da África é, provavelmente, diferente do vírus encontrado em animais.
De acordo com a OMS, foram confirmados 1.600 casos da doença viral em 39 países. Nenhuma morte foi registrada até o momento, mas as autoridades monitoram uma suspeita de óbito em Minas Gerais.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.