Varíola dos macacos: cientistas listam 11 sintomas do atual surto
OMS confirma mais de 5 mil casos ao redor do mundo. Doença pode apresentar sintomas de gripe e dor antes mesmo do surgimento das feridas
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto atual de varíola dos macacos é responsável por mais de cinco mil diagnósticos no mundo inteiro, sendo que 85% deles acontecem na Europa. No Brasil, o Ministério da Saúde já confirmou 76 casos.
Médicos do Reino Unido – país que já conta quase 700 infectados – explicam que, neste surto, boa parte dos pacientes que procuram as clínicas apresentam sintomas diferentes dos relatados em surtos anteriores na África.
Um estudo que monitorou 54 pacientes infectados com a varíola dos macacos em maio afirma que a maioria das lesões de pele apareceu na região genital, e os indivíduos também tiveram febre e cansaço. Todos os sintomáticos apresentaram algum tipo de lesão na pele. Apenas 18% dos infectados não teve nenhum sintoma antes de ter as feridas típicas da doença.
Até o momento, quase todos os pacientes britânicos tiveram doença leve, e se recuperaram em casa. Apenas cinco precisaram ser internados por dor ou infecção nas feridas.
A médica Ruth Byrne, do Hospital Chelsea & Westminster, afirmou ao The Sun, que um quarto dos pacientes também tinham gonorreia e clamídia.
“É possível que vários casos de varíola dos macacos se confundam com ISTs comuns, como herpes e sífilis. É importante que médicos e pacientes estejam cientes dos sintomas para evitar o diagnóstico errado e perder a oportunidade de tratar e prevenir que o vírus se espalhe ainda mais”, explica.
A comunidade científica ainda não tem certeza se a varíola dos macacos é transmitida por via sexual — pesquisadores já encontraram o vírus no sêmen, mas não sabem se ele é capaz de infectar o paciente.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos alertou que muitos pacientes podem perceber irritação nos genitais e ânus, além das bordas da boca. Em caso de infecção, os pacientes também podem sentir dor nessas regiões, inflamação e até dificuldade para liberar as fezes.
Os 11 sintomas mais comuns da varíola dos macacos são:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular;
- Dor nas costas;
- Calafrios;
- Exaustão;
- Suor noturno;
- Sintomas gripais, como congestão e coriza;
- Inchaço nos linfonodos;
- Inchaço na virilha;
- Erupções cutâneas;
Algumas complicações que podem aparecer ainda são baixa no humor, dor severa e conjuntivite.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.