metropoles.com

Varíola de macaco: Itália tem 1º paciente, casos na Europa chegam a 50

Doença também já foi confirmada nos EUA. Apesar da identificação de novos casos, especialistas descartam possibilidade de pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Monkeypox Virus, varíola de macacos
1 de 1 Monkeypox Virus, varíola de macacos - Foto: GettyImages

O governo da Itália divulgou, nesta quinta (19/5), a confirmação do primeiro caso de varíola de macaco no país. O paciente, que esteve nas Ilhas Canárias, está sendo mantido em isolamento e dois outros casos suspeitos estão sendo monitorados.

Os casos na Europa já ultrapassam 50, e os países com maior número de diagnósticos são Portugal (20), Espanha (23) e Reino Unido (7), de acordo com a agência de notícias AFP. Os EUA também já confirmaram um paciente com a doença.

A varíola de macaco é transmitida por via respiratória, mas a maior parte dos pacientes identificados com a doença no surto atual é homem, gay ou bissexual, sugerindo uma possível contaminação por via sexual. Apesar da quantidade de casos, os especialistas não acreditam que o surto seja motivo para preocupação.

A condição não é considerada grave, e a taxa de mortalidade é de 1 caso a cada 100 diagnósticos. Porém, é a primeira vez que a varíola de macaco é identificada em grande escala em vários países fora do continente africano.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro – principalmente no rosto, mãos e pés – e evoluem, formando crostas, até cair.

O vírus que causa a varíola de macaco é muito parecido com o vírus da varíola, condição que está erradicada no mundo, mas para a qual há vacina. Em casos severos, o tratamento inclui antivirais e o uso de plasma sanguíneo de indivíduos imunizados.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?