Varíola de macaco: 10 países fora da África têm casos. Veja lista
Primeiro caso foi confirmado no Reino Unido em 6 de maio. Desde então, outros nove países, em três continentes confirmaram a infecção
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridades de saúde confirmaram, até esta sexta-feira (20/5), a identificação de pacientes infectados com varíola de macaco em dez países diferentes. A doença é uma infecção viral com maior incidência em áreas de floresta tropical da África Central e Ocidental.
O Reino Unido confirmou o primeiro diagnóstico da doença em 6 de maio, o caso se refere a um paciente que viajou recentemente para a Nigéria. De lá para cá, outros 19 casos foram registrados no país.
Em seguida, foram identificados casos em Portugal, Espanha, Itália, França e Estados Unidos. Nesta sexta-feira (20/5), Bélgica, Alemanha, Canadá e Austrália também confirmaram casos.
Nova epidemia?
Embora o vírus esteja se espalhando, os especialistas não consideram a possibilidade de uma epidemia. O chefe de saúde do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, Kerry Chant, tranquilizou a população ao afirmar que o vírus é menos transmissível que o coronavírus.
“Apenas para tranquilizar a comunidade, (o vírus que causa a varíola de macaco) não tem o mesmo mecanismo de propagação da Covid-19 ou da gripe, cuja transmissão é mais fácil”, disse Chant.
O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, afirmou que o governo do país irá analisar o vírus mais de perto e examinar se os casos envolvem uma variante mais contagiosa.
Varíola de macaco
A doença, conhecida internacionalmente como Monkeypox, é uma infecção viral rara semelhante à varíola humana.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas, que aparecem principalmente no rosto, mãos e pés, e evoluem, formando crostas, até cair.
A varíola de macaco é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.
Veja a lista dos países e o número de casos confirmados:
- Reino Unido (20);
- Estados Unidos (1);
- Canadá (2);
- Portugal (23);
- Espanha (21);
- Itália (3);
- França (1);
- Bélgica (2);
- Alemanha (1);
- Austrália (1).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.