metropoles.com

Variante Ômicron já foi detectada em ao menos 18 países. Saiba quais

Anunciada ao mundo na quarta-feira (24/11) pela África do Sul, a nova variante do coronavírus vem sendo encarada com grande preocupação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David Ramos/Getty Images
Espanha coronavírus
1 de 1 Espanha coronavírus - Foto: David Ramos/Getty Images

A Espanha registrou, nesta segunda-feira (29/11), o primeiro caso da variante Ômicron do novo coronavírus. O caso foi confirmado pela unidade de microbiologia do hospital Gregorio Maranon, em Madrid, após sequenciamento genético do vírus.

O paciente é um homem de 51 anos que chegou da África do Sul no domingo (28/11), após uma escala em Amsterdã, na Holanda. De acordo com as autoridades espanholas, ele apresenta sintomas leves e passa bem.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
Primeiro caso na Suécia

A Agência de Saúde Pública da Suécia também confirmou o primeiro caso de Covid-19 relacionado à nova linhagem, nesta segunda-feira.

Em comunicado, a agência informou que o caso foi descoberto a partir da análise de um teste feito há pouco mais de uma semana por um passageiro que esteve na África do Sul.

“Esperava-se que encontrássemos a variante também na Suécia, pois ela foi descoberta em vários outros países da Europa. As informações que temos sobre a variante significam que devemos levá-la muito a sério até sabermos mais sobre ela ”, disse a agência.

Casos pelo mundo

Além da África do Sul – considerada o epicentro da Ômicron –, a nova variante já foi encontrada em: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Botswana, Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Reino Unido, Holanda, Hong Kong, Israel, Itália e Portugal.

Até o momento não foram registradas mortes associadas à nova cepa do coronavírus. No domingo (28/11), a Anvisa informou que um indivíduo proveniente da África testou positivo para a Covid-19. No entanto, ainda não se sabe se a cepa que o contaminou foi a Ômicron.

Transmissibilidade

Apesar de a Ômicron ter chegado rapidamente a países dos cinco continentes, ainda não é possível afirmar que a variante é mais transmissível do que as demais.

Estudos epidemiológicos estão em andamento na África do Sul. As pesquisas visam identificar se o aumento expressivo de casos no país está relacionado às características dela ou a outros fatores, como a baixa taxa de vacinação no país – só 24% da população sul-africana concluiu o esquema de imunização.

Reinfecção

As primeiras evidências sugerem que o risco de uma pessoa que já teve Covid-19 desenvolver a doença novamente após ser infectada com a Ômicron é maior, em comparação com as outras variantes de preocupação. Segundo a OMS, mais informações sobre o assunto estarão disponíveis nos próximos dias e semanas. (Com informações da Agência Reuters)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?