metropoles.com

Variante do coronavírus detectada no Brasil é identificada na Alemanha

Paciente infectado esteve no Brasil na última quinta-feira (21/1) e desembarcou em Frankfurt. Contraprova ainda será necessária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

A variante do Sars-CoV-2 descoberta no Amazonas no início do mês foi identificada em um homem na Alemanha, de acordo com Kai Klose, ministro regional de Assuntos Sociais do país. O paciente esteve no Brasil na última quinta-feira (21/1) e desembarcou em Frankfurt.

Em entrevista à emissora estatal alemã Deutsche Welle, Klose afirmou que o homem estava assintomático e foi diagnosticado por meio do teste RT-PCR, que comprovou a infecção pela linhagem brasileira. Ainda serão necessários exames para comprovar o contágio pela nova cepa.

Em nota, o Instituto Robert Koch, agência da Alemanha para controle e prevenção de doenças, informou que está “monitorando de perto” a circulação da mutação no país.

O governo do Japão também constatou a presença da nova cepa do coronavírus, no dia 10 de janeiro, a partir de amostras de quatro turistas que estiveram no Amazonas e desembarcaram no país nipônico. A mutação é diferente das variantes altamente infecciosas verificadas pela primeira vez na Grã-Bretanha e na África do Sul, e também diverge de mutações encontradas no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazonas, a cepa detectada evolui de uma linhagem viral que circula no Amazonas desde abril de 2020. A mutação foi designada provisoriamente de B.1.1.28.

A descoberta da nova variante do Sars-Cov-2 fez com que vários países fechassem as fronteiras para brasileiros. Itália, Estados Unidos e Reino Unido foram alguns locais que suspenderam voos do Brasil devido à mutação do coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?