metropoles.com

Vale a pena tomar vitamina D para evitar a Covid-19? Entenda

Revisão oficial de pesquisas levantou informações sobre a deficiência do nutriente e critica baixa qualidade das pesquisas realizadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay/Divulgação
Imagem de uma cápsula amarela de suplemento de vitamina D em superfície cinza - Metrópoles
1 de 1 Imagem de uma cápsula amarela de suplemento de vitamina D em superfície cinza - Metrópoles - Foto: Pixabay/Divulgação

Uma revisão de estudos ordenada pelo ministro da saúde britânico, Matt Hancock, chegou à conclusão que não há evidências suficientes para recomendar o uso de vitamina D para prevenir a Covid-19 ou tratar pacientes com a doença. Desde os início da pandemia, circulam aconselhamentos sugerindo que o micronutriente deve ser suplementado diariamente.

O grupo britânico de especialistas analisou pesquisas feitas em vários países antes de bater o martelo. Segundo eles, os estudos divulgados são de baixa qualidade, poucas vezes com amostras grandes o suficiente ou usando o método duplo-cego, considerado padrão ouro em trabalhos científicos.

De acordo com o time, a maioria das pesquisas mostra que pacientes com Covid-19 não costumam ter níveis suficientes de vitamina D e pessoas que precisam ser internadas por conta da infecção costumam ter deficiência do nutriente.

Porém, ainda não se sabe se a falta de vitamina D torna o paciente mais vulnerável ou se o coronavírus causa a queda brusca nos seus níveis. Também não foi comprovado se a suplementação durante o tratamento faz diferença no desenrolar da infecção.

“Enquanto as pesquisas sobre o impacto da vitamina D na Covid-19 continuam, estamos monitorando evidências enquanto são publicadas e vamos atualizar as recomendações, se necessário”, afirma Paul Chrisp, diretor responsável pelo levantamento, ao jornal Daily Mail.

Especialista
O infectologista José David Urbaez, diretor científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, reforça que a população não deve procurar soluções milagrosas contra a Covid-19. “As pessoas precisam se concentrar em fatos, naquilo que já tem comprovação científica. Em relação ao coronavírus, é manter distanciamento, lavar as mãos e usar máscaras”, insiste.

Segundo ele, o zinco e a vitamina C estariam no mesmo patamar da vitamina-D. “Se está diagnosticado que você tem deficiência, se foi uma recomendação médica, tome. Por conta própria, achando que é uma medida de precaução, não deve tome”, aconselha.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?