Vai lanchar fora? Nutróloga aponta as 5 piores opções de alimentos
A nutróloga Patrícia Santiago explica que alguns alimentos possuem baixo valor nutricional e contribuem para o surgimento de doenças
atualizado
Compartilhar notícia
Com a rotina cada vez mais corrida e a falta de tempo para organizar as refeições, fazer um lanche rápido na rua às vezes é a única solução para se alimentar. No entanto, na maioria das vezes, as opções disponíveis não são nada saudáveis e podem trazer sérios riscos à saúde do consumidor.
O importante é fazer escolhas conscientes. A nutróloga Patrícia Santiago, especialista em pacientes bariátricos e emagrecimento, listou cinco tipos de alimentos para fugir ao comer fora de casa – e dentro também.
“São alimentos com baixo valor nutricional e que desencadeiam um quadro inflamatório no organismo, contribuindo para o desenvolvimento de obesidade e câncer”, pontua.
Refrigerantes
Devido à alta quantidade de açúcar e conservantes presentes na fórmula, os refrigerantes estão no topo da lista de alimentos a serem evitados. “Especificamente sobre as bebidas à base de cola, existem estudos que demonstram o aumento da incidência de câncer devido à alta quantidade de ácido fosfórico que eles contém”, afirma Patrícia.
Frituras
Batatas, salgados e até proteínas: por mais gostosas que essas comidas possam ser, são fritas em óleo vegetal, elevando a ingestão de gordura saturada. De acordo com a nutróloga, a reutilização do óleo também deve ser levada em consideração, uma vez que seu uso piora ainda mais a qualidade dos alimentos.
A ingestão em excesso de gordura saturada pode provocar o aumento do colesterol ruim no sangue, conhecido como LDL, a incidência de diabetes, pressão alta e outras doenças.
Salgadinhos
Apesar de serem carboidratos simples, o processamento para aumentar a validade do produto faz com que os salgadinhos detenham um alto índice glicêmico, elevando a insulina no organismo e causando inflamação no corpo.
Sucos de caixinha
Assim como os refrigerantes, os sucos industrializados são ricos em açúcares e xaropes, elevando a glicemia e causando prejuízo na saúde do consumidor.
Molhos
Patrícia alerta para o consumo de molhos gordurosos e condimentos prontos para salada, ketchup e maionese. Esse tipo de alimento é rico em sódio, conservantes e outros aditivos artificiais.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.