Vai começar uma atividade física? Procure o cardiologista
Doenças cardíacas silenciosas podem se manifestar quando o esforço físico exigir um pouco mais do coração
atualizado
Compartilhar notícia
Ao decidir deixar o sedentarismo é essencial fazer um check up médico. Segundo o cardiologista Caio Simões Souza, as atividades físicas, principalmente as mais intensas, podem ser um gatilho para o aparecimento de doenças cardíacas que estavam silenciosas. Há risco, por exemplo, de infarto agudo ou, até mesmo, de morte súbita.
“Antes do início da prática regular de exercícios, é recomendada uma visita ao cardiologista para uma análise bem detalhada das doenças prévias, do histórico familiar, dos sintomas e do uso de medicamentos”, ressalta Caio Simões Souza. Essa consulta também deve incluir um exame físico detalhado.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia do Esporte indica a realização de um eletrocardiograma de repouso para pacientes que vão iniciar atividades físicas e sugere o mesmo exame periódico para atletas amadores e profissionais. Nesse exame, podem ser detectadas cardiomiopatias e arritmias. Conforme avaliação profissional e, de acordo com o grau da atividade física a ser desenvolvido, podem ser necessários outros exames, como teste ergométrico, ecocardiograma torácico, teste cardiopulmonar, entre outros.
“A ideia da avaliação criteriosa por meio da anamnese, exame físico e exames complementares é reduzir os eventos adversos, principalmente, os casos de morte súbita cardíaca”, esclarece Caio Simões Souza. “A incorporação de hábitos saudáveis ao cotidiano é essencial para a saúde, mas deve ser realizada de forma segura”, finaliza.