Vácuo abdominal: técnica de yoga é usada para emagrecer
Famosas têm usado o vácuo abdominal para alcançar o corpo perfeito. Professor de yoga alerta sobre importância de pensar além da estética
atualizado
Compartilhar notícia
A busca pelo corpo perfeito tem feito famosas, como Virgínia Fonseca, Gracyanne Barbosa e Maíra Cardi, buscarem novas técnicas para conquistar a tão sonhada barriga negativa. Muitas vezes, essas “novas técnicas” são métodos antigos, como o vácuo abdominal, exercício de yoga que proporciona diversos benefícios. Mas será que o emagrecimento é um deles?
O vácuo abdominal é o recolhimento do abdômen em direção à coluna vertebral, ativando os músculos profundos do core, como o transverso do abdômen, por meio de um massageamento ativo das vísceras. Originalmente, era uma prática destinada a melhorar a postura, a respiração e a concentração durante a yoga.
Além dos benefícios proporcionados, o vácuo fortalece o core, estabiliza a coluna, melhora a digestão e tonifica os órgãos abdominais. Ajuda, também, a desenvolver uma consciência corporal mais profunda e pode aliviar dores nas costas.
“Esta é uma técnica que originalmente busca fazer uma massagem ativa das vísceras por meio de contrações musculares, o que traz diversos benefícios, como fortalecimento da musculatura do abdômen, melhora das funções digestivas, postura, cólicas e dores na coluna”, explica o professor de yoga e naturopata Ravi Kaiut.
Vácuo abdominal emagrece?
Ravi alerta que o vácuo abdominal não pode ser usado isoladamente apenas para fins estéticos. “O emagrecimento vem como resultado de uma melhora muito mais profunda na saúde que gera consequências, como a regulação do peso”, afirma.
Continue a leitura no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!