metropoles.com

Vacinas contra monkeypox devem chegar à América Latina em setembro

A fabricante Bavarian Nordic, que tem acordo com a Opas, prometeu entregar as primeiras doses do imunizante para a região em setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem de mão segurando seringa - Metrópoles
1 de 1 Imagem de mão segurando seringa - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A farmacêutica Bavarian Nordic informou, nessa quarta-feira (24/8), que entregará as primeiras doses de vacinas contra a varíola dos macacos para a América Latina e Caribe em setembro. O fabricante dinamarquês tem um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para facilitar o acesso aos imunizantes nos países da região.

A empresa dinamarquesa é a única fabricante de uma vacina aprovada pela OMS para a varíola dos macacos. Na América do Norte o imunizante é comercializado com o nome de Jynneos, e na Europa, recebe o nome de Imvanex.

“Embora a oferta global seja atualmente limitada, estamos trabalhando diligentemente para aumentar nossa capacidade de produção e tomamos medidas para fazer parcerias com outras empresas para fabricar rapidamente mais vacinas para ajudar a combater o surto atual”, disse o presidente e CEO da Bavarian Nordic, Paul Chaplin, em um comunicado à imprensa.

Segundo Chaplin, o acordo com a Opas, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, ampliará a entrega das vacinas para outros 70 países.

Casos de monkeypox no mundo

Cerca de 46 mil pessoas receberam diagnóstico positivo para a varíola dos macacos nos últimos quatro meses em todo o mundo, de acordo com o levantamento do Our World in Data, projeto da Universidade de Oxford. O Brasil tem mais de 4 mil casos confirmados, de acordo com o Ministério da Saúde.

A OMS recomenda que apenas as pessoas com maior risco de exposição ao vírus sejam imunizadas, como, por exemplo, os profissionais de saúde que lidam os pacientes e homens que fazem sexo com outros homens – atualmente o grupo onde onde o vírus circula com maior velocidade.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?