metropoles.com

Vacinação contra a gripe será estendida para toda a população

Ministério da Saúde decidiu ampliar a oferta de imunização, após mais de 50 dias de exclusividade para o público prioritário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/Agência Brasil
Vacinas de Influenza
1 de 1 Vacinas de Influenza - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A partir da próxima segunda-feira (03/06/2019), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizar.

A medida foi tomada para evitar desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização do público-alvo, que continua sendo prioritário (gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses e 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento). Até esta sexta-feira (31/06/2019), dia em que a campanha termina, quase 80% do público-alvo foram vacinados, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.

Até o momento, seis estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Outros estados estão bem próximos à meta e já ultrapassaram o percentual de 85%: Alagoas (89,9%), Rio Grande do Norte (88,7%), Minas Gerais (86,6%) e Paraíba (86,1%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%). Em todo o país, a campanha conta com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas. No Distrito Federal, 77,8% do público prioritário foi atingido, com 636.157 pessoas vacinadas.

Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos. (Com informações da Agência Saúde)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?