metropoles.com

Vacinação completa reduz risco de Covid longa pela metade, diz estudo

Pesquisadores da King’s College London, do Reino Unido, analisaram dados de dois milhões de pessoas para chegar à conclusão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
vacinação em goiás contra a covid-19
1 de 1 vacinação em goiás contra a covid-19 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet nesta quarta-feira (1º/9), duas doses da vacina contra o coronavírus diminuem o risco de ter Covid persistente pela metade.

Os pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, analisaram os dados de mais de dois milhões de britânicos que usam o aplicativo UK Zoe Covid Symptom Study, onde as pessoas colocam os próprios sintomas e o status da vacinação.

O levantamento concluiu que há uma diminuição de 73% na chance de ser hospitalizado por causa da infecção e 31% menos risco de ter sintomas graves da doença. Os sintomas mais comuns da Covid-19, como perda de olfato, tosse, febre, dor de cabeça e fadiga também são mais leves e menos comuns em quem já tomou as duas doses do imunizante.

“Descobrimos que as chances de ter sintomas por 28 dias ou mais em infecções pós-vacinação são diminuídas quase pela metade em quem tomou as duas doses. O resultado sugere que o risco a Covid prolongada é reduzido nesses indivíduos quando considerada a redução de risco de infecção já documentada”, escrevem os cientistas.

O levantamento feito a partir dos dados sugere ainda que os idosos e as pessoas que moram em áreas carentes possuem maior risco de serem infectadas e terem quadros mais graves, mas, ainda assim, os efeitos do esquema completo das vacina tornariam as consequências de uma infecção menos severas.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?