metropoles.com

Vacina Sputnik V demonstra eficácia de 97,6% no “mundo real”

Novas informações se baseiam em dados do Ministério da Saúde da Rússia a partir dos registros de 3,8 milhões de pessoas imunizadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Davi Rosa
IFA da Sputnik V produzido no Brasil
1 de 1 IFA da Sputnik V produzido no Brasil - Foto: Divulgação/Davi Rosa

O Instituto Gamaleya e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) atualizaram, nesta segunda-feira (19/4), o índice de eficácia da vacina Sputnik V contra a Covid-19 para 97,6%.

Diferentemente do pesquisa publicada na revista The Lancet em fevereiro, que era baseada nos dados do estudo clínico de fase 3, o novo indicador corresponde à taxa de infecção do coronavírus entre os 3,8 milhões de russos que foram vacinados com a Sputnik V entre 5 de dezembro de 2020 e 31 de março de 2021. Informações assim são chamadas de dados do “mundo real”.

Alexander Gintsburg, diretor do instituto Gamaleya, acredita que a eficácia da vacina pode ser ainda maior, uma vez que os dados do sistema do Ministério da Saúde da Rússia – com o registro de pessoas vacinadas e dos cidadãos infectados pelo novo coronavírus –  permitem uma defasagem de tempo entre a coleta da amostra e o diagnóstico.

A taxa de infecção a partir do 35º dia após a aplicação da primeira dose da vacina foi de apenas 0,027%. Já a incidência da doença entre a população adulta não vacinada foi de 1,1% no mesmo período. De acordo com o RDIF, os dados serão revisados por pares e publicados em uma revista médica em maio.

A Sputnik V tem permissão para ser aplicada em caráter emergencial em 60 países, incluindo a Rússia, Índia, Hungria, Argentina, México, Venezuela, Paraguai, Emirados Árabes Unidos, Irã, Palestina, Egito, Argélia e Angola.

No Brasil, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), formado por seis estados e o Distrito Federal, está em negociação com o RDIF para a compra de aproximadamente 28 milhões de doses da Sputnik V, quantidade para imunizar 14 milhões de brasileiros.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?