metropoles.com

Jovens desconhecem que vacina do HPV evita o câncer de colo de útero

Brasileiros na faixa-etária entre 16 e 24 anos ainda não sabem que a vacina contra o HPV evita alguns tipos de câncer, revela pesquisa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de vacina HPV - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de vacina HPV - Metrópoles - Foto: Getty Images

Apesar de estarem justamente na faixa-etária que deveria estar imune ao HPV, os jovens são os que menos conhecem as vantagens de se tomar o imunizante que combate o Papilomavírus Humano.

Uma pesquisa conduzida pela Nexus-Pesquisa e Inteligência de Dados que foi encomendada pelo A.C.Camargo Cancer Center mostra que 51% dos entrevistados com idades entre 16 e 24 anos não sabem que a vacina contra o HPV previne contra o câncer de colo de útero. O levantamento ouviu cerca de 2 mil pessoas maiores de 16 anos nas 27 unidades da federação, entre 18 e 24 de setembro.

De acordo com o levantamento, nas faixas-etárias seguintes, foi possível perceber maior esclarecimento sobre o tema: 66% dos entrevistados com mais de 60 anos afirmaram ter conhecimento sobre a eficácia da vacina.

“Abordar a prevenção é fundamental. Além da vacina, é fundamental adotar outras estratégias de prevenção contra HPV, como o uso de preservativos nas relações sexuais, a realização de exames de rastreamento regulares e o tratamento das lesões precursoras”, afirmou o oncologista Glauco Baiocchi, líder do Centro de Referência de Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center.

Outros cânceres

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dois tipos de HPV causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Evidências científicas também relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

Vacina contra o HPV

A vacina contrao HPV é distribuída na rede pública de saúde. O público-alvo prioritário são crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos. Indivíduos imunocomprometidos ou que tenham passado por episódios de violência sexual também devem tomar imunizante.

Os outros grupos podem tomar a vacina em clínicas particulares. No entanto, nesses casos é importante buscar orientação médica sobre as vantagens dessa decisão de saúde.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?