Vacina espanhola contra Covid-19 é autorizada para testes internacionais
O estudo clínico da imunização, inicialmente concebida para tuberculose, será realizado na Argentina e deve durar cerca de nove meses
atualizado
Compartilhar notícia
Mais uma candidata a vacina contra a Covid-19, a Ruti, feita por um laboratório espanhol, recebeu autorização para iniciar testes internacionais de segurança. O estudo clínico deve ser realizado na Argentina, com 369 profissionais de saúde, e durar cerca de nove meses.
A imunização foi criada, a princípio, para tuberculose, mas foi modificada para funcionar contra o novo coronavírus. A ideia é estimular o corpo a criar uma resposta imune e uma memória para atacar o vírus de forma mais eficiente, quando houver exposição.
“O conceito de imunidade treinada surge como uma alternativa interessante e inovadora a ser explorada como estratégia de prevenção, inicialmente em profissionais de saúde”, afirma o responsável pelo estudo na Argentina, Waldo Belloso, à agência de notícias EFE.
Se a Ruti funcionar, a vacina pode servir de base para outras imunizações de amplo espectro, ou seja, que funcionam contra várias mutações de um mesmo vírus.