Vacina da Novavax é 96,4% eficaz em casos moderados a severos de Covid
Estudo feito com 15 mil voluntários do Reino Unido mostrou que o imunizante tem eficácia de 86,3% contra a variante britânica do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A farmacêutica Novavax informou que sua candidata à vacina contra a Covid-19 tem eficácia de 96,4% na prevenção de casos moderados e graves da doença. Os resultados, divulgados nessa quinta-feira (11/3), são do ensaio clínico de fase 3, realizado no Reino Unido.
Mais de 15 mil voluntários, com idades entre 18 e 84 anos, participaram do estudo. Cerca de 27% deles tinham mais de 65 anos. De acordo com a empresa, não houve casos de doenças graves ou mortes entre as pessoas que receberam a vacina.
“Estamos muito encorajados com os dados que mostram que a vacina não apenas forneceu proteção completa contra os casos mais graves da doença, mas também reduziu drasticamente as doenças leves e moderadas em ambos os ensaios”, disse Stanley Erck, presidente e diretor executivo da Novavax, em comunicado.
Novas variantes
A fórmula da Novavax também demonstrou eficácia de 86% na proteção contra a variante britânica do novo coronavírus (B.1.1.7), em circulação em mais de 100 países.
Em um estudo menor, realizado na África do Sul, a vacina foi 55% eficaz. O país foi escolhido porque os voluntários estão expostos à variante considerada mais contagiosa.
“É importante ressaltar que ambos os estudos confirmaram a eficácia contra as cepas variantes”, disse Stanley Erck.
Ao mesmo tempo, a Novavax desenvolve novas formulas da vacina para combater as variantes emergentes do coronavírus. Os testes clínicos dessas vacinas devem começar no segundo trimestre deste ano.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: