Vacina da Moderna pode ter reação em quem fez preenchimento facial
Agência regulatória dos Estados Unidos alertou que participantes do estudo clínico tiveram inchaço e inflamação depois de receber a dose
atualizado
Compartilhar notícia
Cada vez mais comuns, os preenchimentos faciais, muito usados para harmonização ou para engrossar os lábios, podem ser responsáveis por alguns efeitos colaterais em pacientes que tomaram a vacina da Moderna contra a Covid-19.
De acordo com o FDA, a agência regulatória dos Estados Unidos, várias pessoas que participaram dos estudos clínicos e tinham os preenchimentos apresentaram inflamação e inchaço.
“O sistema imunológico, que causa a inflamação, é estimulado quando você recebe a vacina, é como deve funcionar. Então, faz sentido que se tenha uma resposta imune em áreas onde há alguma substância que não é natural do organismo”, explica a dermatologista Shirley Chi à rede americana ABC7. Ela é uma das responsáveis pela pesquisa clínica.
A médica conta que dois pacientes fizeram preenchimento nas bochechas seis semanas antes de tomar a vacina, e um deles aumentou os lábios dois dias antes do começo do estudo. Todos foram tratados com esteroides e anti-histamínicos e passam bem.
Segundo ela, apesar do problema, pessoas que tiverem preenchimento não devem deixar de se vacinar. Os efeitos são tratados facilmente por profissionais de saúde.