Vacina da Moderna contra Covid funciona com meia dose, sugere estudo
Pesquisadores testaram vacina e reforço com um quarto da dose utilizada normalmente em cada uma, e pacientes tiveram resposta satisfatória
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com um estudo publicado na última semana, metade da dose da vacina da Moderna contra a Covid-19 é eficaz para prevenir casos graves do coronavírus. Os pesquisadores testaram o imunizante e o reforço com um quarto da dose usada normalmente em cada uma delas, e os pacientes apresentaram anticorpos de proteção a longo prazo e células T.
Participaram da pesquisa cerca de 35 pessoas. Seis meses após a segunda dose, que foi aplicada com 28 dias de diferença, quase todos os voluntários apresentavam anticorpos neutralizantes, que impedem que o vírus entre nas células e se multiplique. Os níveis das células T foram comparáveis àqueles encontrados em pessoas que se recuperaram da Covid-19.
“É impressionante e promissor que você possa detectar essas respostas facilmente depois de tanto tempo”, afirma Daniela Weiskopf, do Instituto de Imunologia La Jolla, na Califórnia, em entrevista à revista Nature. Ela é coautora do estudo, que ainda não foi revisado pela comunidade científica.
Os pesquisadores afirmam que é preciso fazer estudos maiores antes de recomendar o uso de meia dose. Porém, a novidade foi bem recebida pelos cientistas, já que a diminuição pode tornar a vacina mais acessível para países que sofrem com a falta do imunizante e agilizar a vacinação da população.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: