Vacina da Moderna contra Covid-19 apresenta boa resposta imune em idosos
O estudo avaliou a aplicação de duas doses do imunizante em 40 voluntários com mais de 59 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A farmacêutica Moderna informou nessa terça-feira (29/9) que sua candidata à vacina contra o novo coronavírus apresentou boa resposta imune também em pessoas com mais de 56 anos e idosos, grupo considerado de risco para a Covid-19.
De acordo com a publicação da revista News England Journal of Medicine, 40 pessoas participaram do estudo. Elas foram divididas em dois grupos: o primeiro, formado por pessoas com idade entre 56 e 70 anos e o outro com pacientes acima de 71 anos.
Os pesquisadores observaram uma alta produção de anticorpos neutralizantes com a aplicação de duas doses da vacina.
A Moderna informou que teve poucos registros de efeitos colaterais durante as fases 1 e 2 dos teses. Os mais comuns foram dor de cabeça, fadiga, mialgia, calafrios e dor no local da injeção. Também foram observadas febre e cansaço no grupo com mais de 71 anos.
“Dados provisórios da fase 1 sugerem que a mRNA-1273, nossa vacina candidata à prevenção da Covid-19, pode gerar anticorpos em adultos mais velhos e idosos em níveis comparáveis a adultos mais jovens. Esses dados nos dão otimismo em demonstrar a proteção do mRNA-1273 nesta população”, disse Tal Zaks, diretor da empresa.
(Com informações da Agência Estado)