metropoles.com

Vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 é 66% eficaz com uma dose

O imunizante demonstrou 85% de eficácia na prevenção de casos graves da doença durante o estudo de fase 3, com 44 mil voluntários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Seringa
1 de 1 Seringa - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Johnson & Johnson afirmou, nesta sexta-feira (29/1), que uma única dose de sua candidata à vacina contra o novo coronavírus é 66% eficaz na prevenção de quadros moderados e graves da Covid-19 em 28 dias após a aplicação. O índice chega a 85% quando é levado em consideração apenas o estágio grave da doença.

Os estudos clínicos de fase 3 contaram com mais de 44 mil voluntários dos Estados Unidos, do Brasil, da África do Sul e de outros países. Os resultados indicam que a eficácia da fórmula varia em cada localidade.

Nos países da América Latina, a vacina teve 66% de eficácia contra a evolução da Covid-19 para quadros moderados e graves. Os resultados são melhores nos EUA, chegando a 72%. Já na África do Sul, onde circula uma nova variante do coronavírus, ela não passou de 57%.

No comunicado, a empresa explicou a situação.

“Entre todos os participantes de diferentes geografias, incluindo aqueles infectados com uma variante viral emergente, a vacina candidata da Janssen (braço farmacêutico da empresa) foi 66% eficaz em geral na prevenção dos desfechos combinados de Covid-19 moderado e grave, 28 dias após a vacinação. O início da proteção foi observada já no dia 14.”

Nenhum efeito colateral importante foi relatado no estudo. O uso emergencial do imunizante deve ser solicitado à agência norte-americana Food and Drug Administration, na próxima semana.

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?