metropoles.com

Vacina da gripe é grátis para crianças até 5 anos, idosos e gestantes

SUS oferece doses da vacina contra os tipos A e B do vírus da influenza, que são responsáveis por epidemias sazonais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
cleristonribeiro, Istock
vacina gripe
1 de 1 vacina gripe - Foto: cleristonribeiro, Istock

A gripe é uma infecção do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza. É considerada mais grave do que os resfriados comuns, com desdobramentos mais intensos, além de elevado potencial de transmissão. Os sintomas iniciais são febre, em geral acima de 38 °C, dor muscular e de garganta, prostração e tosse seca. A febre dura em torno de três dias. 

O governo federal oferece, de forma gratuita, a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus, responsáveis pelas epidemias sazonais. A Campanha Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, terá início em abril – mas no Amazonas a imunização começou antes, no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse estado, até o momento, foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1, com 28 mortes registradas. Em todo o ano de 2018, foram 17 casos e três óbitos por influenza no Amazonas, sendo uma notificação e uma morte por influenza A (H1N1). 

A doença pode afetar pessoas em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com alguém ou uma superfície contaminada. Os grupos de risco são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos. Além de os atender, a rede pública oferta vacinas gratuitas para puérperas (até 45 dias do pós-parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, funcionários do serviço prisional, presos e professores. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos. (Com informações do Ministério da Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?