Vacina da gripe é grátis para crianças até 5 anos, idosos e gestantes
SUS oferece doses da vacina contra os tipos A e B do vírus da influenza, que são responsáveis por epidemias sazonais
atualizado
Compartilhar notícia
A gripe é uma infecção do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza. É considerada mais grave do que os resfriados comuns, com desdobramentos mais intensos, além de elevado potencial de transmissão. Os sintomas iniciais são febre, em geral acima de 38 °C, dor muscular e de garganta, prostração e tosse seca. A febre dura em torno de três dias.
O governo federal oferece, de forma gratuita, a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus, responsáveis pelas epidemias sazonais. A Campanha Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, terá início em abril – mas no Amazonas a imunização começou antes, no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse estado, até o momento, foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1, com 28 mortes registradas. Em todo o ano de 2018, foram 17 casos e três óbitos por influenza no Amazonas, sendo uma notificação e uma morte por influenza A (H1N1).
A doença pode afetar pessoas em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com alguém ou uma superfície contaminada. Os grupos de risco são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos. Além de os atender, a rede pública oferta vacinas gratuitas para puérperas (até 45 dias do pós-parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, funcionários do serviço prisional, presos e professores.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos. (Com informações do Ministério da Saúde)