Vacina contra gripe de mRNA da Moderna tem bons resultados em testes
A empresa informou que nova versão da vacina com tecnologia de RNA mensageiro é eficaz contra principais cepas da gripe
atualizado
Compartilhar notícia
A Moderna, empresa de biotecnologia com sede em Boston (EUA), afirma ter alcançado uma versão melhor para sua vacina contra a gripe em plataforma de mRNA.
Da mesma forma que as vacinas tradicionais, a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) induz o corpo a criar anticorpos contra um vírus. Mas, em vez de inserir o vírus atenuado ou inativo no organismo da pessoa, a tecnologia ensina as células a sintetizarem uma proteína que estimula a resposta imunológica.
A nova versão do imunizante apresentou resposta robusta na produção de anticorpos, compatível ao das marcas mais usadas que estão no mercado. A empresa agora se prepara para acionar as agências reguladoras em busca da aprovação.
Tecnologia inovadora
Stéphane Bancel, CEO da Moderna, enfatizou que os resultados são uma validação do uso da tecnologia de RNA mensageiro em vacinas. A abordagem inovadora foi empregada com sucesso nos imunizantes contra a Covid-19 e também vem sendo testada contra o câncer.
A comunidade científica já esperava que a tecnologia fosse uma solução promissora para as vacinas contra a gripe, que tradicionalmente atingem apenas cerca de 50% de eficácia devido à necessidade de adaptação constante às novas cepas do vírus.
Outras empresas, como Pfizer e BioNTech, também estão trabalhando no desenvolvimento de vacinas contra a gripe baseadas em mRNA, que estão atualmente na fase três de testes clínicos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!